Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3º ano

2. Área aproximada da horta (m²):

21,78m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento/OCPT

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nos anos letivos transatos a frequência era esporadica. No presente ano letivo, tendo em conta a mudança da equipa coordenadora do Eco-Escolas e ter sido aprovado a mudança planos para a Ki-Horta, ou seja iremos tentar basear nos princípios da permacultura, a comunidade escolar incluindo alunos, pais e encarregados de educação, docentes e pessoal não docente, foram convidados a participar num concurso de Design dos Canteiros da Ki-Horta que decorreu entre o dia 1 de abril a 16 de maio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A ki-horta tem promovido o envolvimento dos alunos e da comunidade escolar. O concurso de design dos canteiros incentivou a criatividade e o trabalho em equipa. Inspirados pelos princípios da permacultura, decidimos dedicar este ano letivo à observação, após um workshop onde abordou a importância desta fase.
Durante este período, os alunos têm realizado experiências como a medição do pH, testes de permeabilidade, observação da influência dos fatores abióticos, entre outras. Estas atividades fortalecem o pensamento científico, a ligação à natureza e o sentido de responsabilidade ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e manutenção da horta está em analise / avaliação e estruturação.
Tal como mencionado, no presente ano letivo decidimos nos basear nos principios e objetivos da Permacultura, como tal não irá houve manutenção para averiguar os diferentes parametros meteorológicos e do solo durante um ano (4 estações do ano).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, com recurso a ferramentas manuais.
Caso seja necessária a preparação do solo esta será feita manualmente com recurso a substrato ou outros materiais biológicos. Mas tal como abordado este ano letivo não irá decorrer qualquer tipo de preparação por causa de um ano de observação, baseando-nos nos objetivos e princípios da permacultura.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No presente momento, apenas apresenta ervas aromáticas e ervas silvestres. Destacando-se a erva caril que confirma a sua capacidade de resiliência a ambientes solheiros e secos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ervas aromáticas - produção - 500 g. Através de recolha de salsa que já existia plantada do ano letivo anterior e erva caril.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A salsa foi distribuida pelos alunos que colaboraram no projeto.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No ano letivo anterior nos meses de inverno apenas era feita a verificação e a coordenação da água da chuva e nos outros meses a gestão da rega estava a cargo de funcionários. No presente ano letivo constatamos que para que seja seguido os principios da permacultura os alunos e comunidade escolar foi desafiada, através do concurso de design de permacultura dos canteiros a arranjar soluções para a gestão dos recursos hídricos disponíveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso de design dos canteiros da Ki-Horta
Número de vezes: 1 (entre o 2º período e 3º período)
Participantes: alunos voluntários, professores e pessoal não docente. Os Encarregados de Educação/Pais.
Tipo de participação: Os concorrentes puderam participar inidividualmente e em grupos, desenhando propostas de canteiros com base nos princípios da permacultura para ser apresentadas a júri.
Impacto: Estimulou a criatividade, o trabalho colaborativo e o sentimento de pertença. Promoveu o pensamento ecológico e o respeito pela biodiversidade. Envolveu a comunidade escolar na construção de um espaço comum.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Experiências científicas no solo dos canteiros da Ki-horta
Número de vezes: Pelo menos 3 por turma (pH, permeabilidade, entre outros parâmetros)
Participantes: Cerca de 24 alunos do 8.º ano e cerca 20 alunos do segundo ciclo orientados pelos respetivos professores.
Tipo de participação: Realização de experiências com recolha e análise de dados, discussão de resultados e aplicação dos conhecimentos nas decisões sobre o cultivo e design.
Impacto: Contribuiu para uma aprendizagem significativa e integrada. Os alunos passaram a compreender melhor a importância da qualidade do solo e da sustentabilidade. Estas atividades despertaram o interesse pelo cuidado com o ambiente e pela agricultura regenerativa. Fomentaram o método científico inerente à disciplina de Cências Naturais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Workshop de introdução à Permacultura
N.º de vezes: 1
Pessoas envolvidas: 20 participantes (pessoal docente e não docente, alunos do 2.º e 3.º ciclos)
Tipo de participação dos alunos: Participação mista em atividades teóricas, reflexivas e in locu.
Impacto: Ajudou a consolidar os princípios orientadores da ki-horta e motivou os participantes para uma abordagem mais sustentável e colaborativa.
Aspetos relevantes: Na avaliação, todos os participantes indicaram que o workshop correspondeu às suas expetativas, classificaram a aplicabilidade dos conceitos como útil a muito útil, e todos afirmaram que recomendariam o workshop. A principal sugestão de melhoria foi incluir mais componente prática.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: