Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

21,78m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

"Ciências Naturais" e "Cidadania e Desenvolvimento/OCPT"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

De a cordo com a disponibilidade dos Encarregados de Educação que pretendem ajudar (frequência irregular).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- na melhoria da saúde mental;
- consolidação de conceitos adquiridos em sala de aula;
- aumento da interação professor/aluno/colaborador (funcionários e encarregados de educação);

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e manutenção da horta está em analise / avaliação e estruturação.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, com recurso a ferramentas manuais.
A preparação do solo é feita manualmente com recurso a substrato ou outros materiais biológicos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No presente momento, apenas apresenta ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ervas aromáticas - produção - 2 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha escolar;
Famílias carenciadas da comunidade escolar;
Workshops que se possam realizar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nos meses de inverno, apenas é feita a verificação e a coordenação gere.
Nos outros meses a gesta da rega é feita por funcionários, e cada grupo turma através de um cronograma.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: