Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Durante este período, os alunos têm realizado experiências como a medição do pH, testes de permeabilidade, observação da influência dos fatores abióticos, entre outras. Estas atividades fortalecem o pensamento científico, a ligação à natureza e o sentido de responsabilidade ambiental.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Tal como mencionado, no presente ano letivo decidimos nos basear nos principios e objetivos da Permacultura, como tal não irá houve manutenção para averiguar os diferentes parametros meteorológicos e do solo durante um ano (4 estações do ano).
7. Como é feita a preparação do solo?
Caso seja necessária a preparação do solo esta será feita manualmente com recurso a substrato ou outros materiais biológicos. Mas tal como abordado este ano letivo não irá decorrer qualquer tipo de preparação por causa de um ano de observação, baseando-nos nos objetivos e princípios da permacultura.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Número de vezes: 1 (entre o 2º período e 3º período)
Participantes: alunos voluntários, professores e pessoal não docente. Os Encarregados de Educação/Pais.
Tipo de participação: Os concorrentes puderam participar inidividualmente e em grupos, desenhando propostas de canteiros com base nos princípios da permacultura para ser apresentadas a júri.
Impacto: Estimulou a criatividade, o trabalho colaborativo e o sentimento de pertença. Promoveu o pensamento ecológico e o respeito pela biodiversidade. Envolveu a comunidade escolar na construção de um espaço comum.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Número de vezes: Pelo menos 3 por turma (pH, permeabilidade, entre outros parâmetros)
Participantes: Cerca de 24 alunos do 8.º ano e cerca 20 alunos do segundo ciclo orientados pelos respetivos professores.
Tipo de participação: Realização de experiências com recolha e análise de dados, discussão de resultados e aplicação dos conhecimentos nas decisões sobre o cultivo e design.
Impacto: Contribuiu para uma aprendizagem significativa e integrada. Os alunos passaram a compreender melhor a importância da qualidade do solo e da sustentabilidade. Estas atividades despertaram o interesse pelo cuidado com o ambiente e pela agricultura regenerativa. Fomentaram o método científico inerente à disciplina de Cências Naturais.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
N.º de vezes: 1
Pessoas envolvidas: 20 participantes (pessoal docente e não docente, alunos do 2.º e 3.º ciclos)
Tipo de participação dos alunos: Participação mista em atividades teóricas, reflexivas e in locu.
Impacto: Ajudou a consolidar os princípios orientadores da ki-horta e motivou os participantes para uma abordagem mais sustentável e colaborativa.
Aspetos relevantes: Na avaliação, todos os participantes indicaram que o workshop correspondeu às suas expetativas, classificaram a aplicabilidade dos conceitos como útil a muito útil, e todos afirmaram que recomendariam o workshop. A principal sugestão de melhoria foi incluir mais componente prática.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: