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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Iniciamos este ano.
2. Área aproximada da horta (m²):
Cerca de 5 metros quadrados.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
48
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A Associação de Pais forneceu a estrutura para a implementação da horta. Os pais contribuem com as sementes e algumas plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos mostram-se muito interessados na organização das tarefas na horta. Têm realizado registos escritos e pictóricos das várias fases, desde a sementeira, à transplantação das diversas espécies. Paralelamente, as turmas participam noutras atividades, como o Projeto da Turma Imbatível do Lidl. Têm realizado tarefas e pesquisas sobre alimentação sustentável, sazonalidade, compostagem e já tiveram a oportunidade de receber dois representantes da Generation Earth WWW Portugal.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os professores envolvidos no desafio organizam as atividades de forma a que todos os alunos possam participar nas diversas fases. Depois do plantio, nos intervalos, a funcionária responsável e as crianças (rotativamente) asseguram a rega das plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza da terra das floreiras foi feita pelos alunos, com a supervisão dos docentes. Uma vez que na escola se faz a compostagem, foi usado composto para fertilizar a terra.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Nas salas das turmas participantes são recolhidos os resíduos orgânicos (cascas e caroços da fruta que os alunos consomem). Estes são depois depositados no compostor que existe na escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram semeados vários legumes/ hortaliças, desde beterrabas, alface, tomateiros, pimenteiros, curgetes, pepinos, batata, alhos, beringelas. No final de março, as plantas foram transplantadas e tentamos afastar os tomateiros dos pepinos, pois têm diferentes necessidades de água. Semeamos feijão e milho para que não fosse necessário colocar estacas. Junto aos feijões plantamos curgetes, pois as três plantas necessitam de muita quantidade de água para crescerem.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A recolha da água da chuva é feita em baldes, num pátio interior. Essa água é depois utilizada na rega. Quando está muito calor a horta é regada todos os dias, logo pela manhã. Se a temperatura estiver mais amena, a rega é feita de dois em dois dias.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os caracóis e as lesmas atacam frequentemente as plantas. Resolvemos pulverizar com canela os espaços em volta das plantas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que é necessário realizar sementeiras ou plantação, toda a turma vai para o exterior e, enquanto uns alunos realizam a atividade prática, os outros registam-na numa sebenta. Estas aulas ao ar livre realizaram-se várias vezes ao longo do ano.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: