Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/PE da Achada (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Depois, durante o ano letivo a informação sobre as atividades na horta e desenvolvimento das plantas é colocada na página da escola ou no jornal digital ou eventualmente no Facebook.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Para além disso, procuramos fomentar o espírito crítico e criativo das crianças, para que demonstrem atitudes de respeito pela vida e pela natureza, assim como motivá-las para a participação em diferentes formas de promoção do ambiente.
A abordagem prática que desenvolvemos na horta permite que as crianças aprendam pela interação com o meio (através da manipulação, da observação, da descoberta) proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
Os alunos que interagem em atividades na horta demonstram muito interesse, participam com entusiasmo, aprendem de forma prática, com as suas próprias mãos e realizam de facto aprendizagens e conhecimento sobre as diversas espécies de plantas, bem como sobre a importância de cuidar delas para que cresçam e nos dêm fruto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O docente aplica uma solução elaborada de forma caseira, sempre que necessário. Outra técnica também aplicada é: observar constantemente o estado das folhas e ir cortando as folhas atingidas pelo piolho, por exemplo, de forma a não danificar a planta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nº vezes realizada: 4 vezes durante o 1º P – 1º momento para a plantação do feijão; 2º momento de observação do estado de crescimento; 3º momento do estado de crescimento final e 4º momento para a colheita do feijão.
Nº alunos envolvidos: 16 alunos – 1 turma curricular
Tipo de participação: plantação, observação do crescimento e colheita de forma orientada.
Impacto e aspetos relevantes: os alunos mostraram muito interesse em todos os momentos. Foi curioso o espanto aquando da observação do crescimento rápido desta planta. Ficaram a perceber como se desenvolve o feijoeiro e as suas principais fases até à colheita.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Nº vezes realizada: 6 vezes durante o 1º P entre outubro e dezembro. Em janeiro houve outra colheita.
Nº alunos envolvidos: 1 a 2 alunos por sessão.
Tipo de participação: A apanha dos espinafres conta, muitas vezes com o apoio dos nossos alunos.
Impacto e aspetos relevantes: os alunos demonstraram entusiasmo e muito empenho na atividade. Perceberam como é o espinafre, como se colhe e suas funções para a nossa alimentação saudável.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Nº vezes realizada: 3 vezes no 1º P
Nº alunos envolvidos: 17 alunos – 1 turma curricular
Tipo de participação: plantação das papaieiras, rega e observação do seu estado de desenvolvimento.
Impacto e aspetos relevantes: os alunos revelaram curiosidade e motivação em aprender o processo de plantação. Participaram na atividade com grande satisfação. Aprenderam como abrir a terra para plantar a papaieira, como colocar e como tapar a terra envolvente. Consequentemente observaram o estado de desenvolvimento e perceberam como se procede à rega por aspersão.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Constatamos, através do número de participação e o nível de satisfação in loco das crianças, que através deste contacto e interação pedagógica e prática na Horta, as mesmas desenvolvam capacidades, competências e constroem conhecimentos que as enriquece quer a nível académico, como emocional e pessoal e que tais contributos as fazem crescer e aprender felizes na nossa escola!
É imprescindível focar que contamos com o estimável apoio de parceiros que fazem toda a diferença, para a nossa evolução e desenvolvimento durante o ano letivo – Câmara Municipal do Funchal, Agriloja, Departamento de Fruticultura do Governo Regional.
15.1. Link para a página da horta: