Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há mais ou menos 12 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1ºA/B, 2ºA/B, 3ºB e 4ºB no 1º P

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do ano é dada informação sobre a horta e solicitada a participação dos encarregados de educação na doação de sementes ou plantas.
Depois, durante o ano letivo a informação sobre as atividades na horta e desenvolvimento das plantas é colocada na página da escola ou no jornal digital ou eventualmente no Facebook.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O desenvolvimento do projeto da nossa horta biológica e pedagógica pretende dar resposta ao desconhecimento das crianças relativamente à origem dos produtos hortícolas que fazem parte da sua alimentação, como por exemplo em relação aos seguintes produtos: espinafres, ervas aromáticas, feijão, banana, tomate, os quais existem na nossa horta, de acordo com as épocas, bem como estimular a natural curiosidade infantil pelos fenómenos naturais e sensibilizar as crianças para a degradação do meio, a consequente extinção de espécies vegetais e a destruição do meio ambiente, de uma forma geral.
Para além disso, procuramos fomentar o espírito crítico e criativo das crianças, para que demonstrem atitudes de respeito pela vida e pela natureza, assim como motivá-las para a participação em diferentes formas de promoção do ambiente.
A abordagem prática que desenvolvemos na horta permite que as crianças aprendam pela interação com o meio (através da manipulação, da observação, da descoberta) proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
Os alunos que interagem em atividades na horta demonstram muito interesse, participam com entusiasmo, aprendem de forma prática, com as suas próprias mãos e realizam de facto aprendizagens e conhecimento sobre as diversas espécies de plantas, bem como sobre a importância de cuidar delas para que cresçam e nos dêm fruto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Toda a organização e manutenção está a cargo do docente responsável, que semanalmente assume o respetivo tratamento e tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente, através da limpeza das ervas daninhas, o lixo é recolhido, ensacado e levado para o contentor. A fertilização é feita uma vez por ano, com recurso a adubos biológicos cedidos externamente. É também colocada estilha nos passadiços para permitir a passagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os restos de plantas são acumulados num local - espaço destinado à compostão, que com o tempo e a sua degradação se torna numa substância aproveitada para espalhar no terreno, com a função de fertilizar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Bananeiras, papaieiras, maracujazeiros, ervas aromáticas, tomateiros, couves, espinafres, pimpeneleiras, e cultivo de feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Por período: 50 kg aprox.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são utilizados na cozinha para a preparação de alimentos, como por exemplo: espinafres para a sopa e ervas aromáticas para chás. Outros são geridos através da Associação de Pais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta existem mangueiras e dispositivos - aspersores. O docente responsável, canaliza as mangueiras e os aspersores, de acordo com o local para regar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que surge alguma praga recorre-se à aplicação de substâncias naturais, preparadas de forma caseira.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho preto e fungos em plantas aromáticas.
O docente aplica uma solução elaborada de forma caseira, sempre que necessário. Outra técnica também aplicada é: observar constantemente o estado das folhas e ir cortando as folhas atingidas pelo piolho, por exemplo, de forma a não danificar a planta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade 1 – Plantar feijão
Nº vezes realizada: 4 vezes durante o 1º P – 1º momento para a plantação do feijão; 2º momento de observação do estado de crescimento; 3º momento do estado de crescimento final e 4º momento para a colheita do feijão.
Nº alunos envolvidos: 16 alunos – 1 turma curricular
Tipo de participação: plantação, observação do crescimento e colheita de forma orientada.
Impacto e aspetos relevantes: os alunos mostraram muito interesse em todos os momentos. Foi curioso o espanto aquando da observação do crescimento rápido desta planta. Ficaram a perceber como se desenvolve o feijoeiro e as suas principais fases até à colheita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade 2 – Recolha de espinafres
Nº vezes realizada: 6 vezes durante o 1º P entre outubro e dezembro. Em janeiro houve outra colheita.
Nº alunos envolvidos: 1 a 2 alunos por sessão.
Tipo de participação: A apanha dos espinafres conta, muitas vezes com o apoio dos nossos alunos.
Impacto e aspetos relevantes: os alunos demonstraram entusiasmo e muito empenho na atividade. Perceberam como é o espinafre, como se colhe e suas funções para a nossa alimentação saudável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade 3 – Plantar papaieiras
Nº vezes realizada: 3 vezes no 1º P
Nº alunos envolvidos: 17 alunos – 1 turma curricular
Tipo de participação: plantação das papaieiras, rega e observação do seu estado de desenvolvimento.
Impacto e aspetos relevantes: os alunos revelaram curiosidade e motivação em aprender o processo de plantação. Participaram na atividade com grande satisfação. Aprenderam como abrir a terra para plantar a papaieira, como colocar e como tapar a terra envolvente. Consequentemente observaram o estado de desenvolvimento e perceberam como se procede à rega por aspersão.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na nossa horta as crianças têm a oportunidade de contactar diretamente com a terra, com as sementes e com as plantas, fazendo observações, registos e pesquisa, de forma que se torna rica a aquisição de novos conhecimentos acerca da origem, do crescimento, da constituição e da importância das plantas para todos os seres vivos.
Constatamos, através do número de participação e o nível de satisfação in loco das crianças, que através deste contacto e interação pedagógica e prática na Horta, as mesmas desenvolvam capacidades, competências e constroem conhecimentos que as enriquece quer a nível académico, como emocional e pessoal e que tais contributos as fazem crescer e aprender felizes na nossa escola!
É imprescindível focar que contamos com o estimável apoio de parceiros que fazem toda a diferença, para a nossa evolução e desenvolvimento durante o ano letivo – Câmara Municipal do Funchal, Agriloja, Departamento de Fruticultura do Governo Regional.

15.1. Link para a página da horta:

https://escoladigital.madeira.gov.pt/eb1peachada/horta-pedagogica/