Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início deste ano letivo 24/25.

2. Área aproximada da horta (m²):

6 canteiros com cerca de 0,7 m por 2 m e 0,7 m por 3,5 m.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do ano tomando conhecimento do projeto e contribuindo com: sacas de terra vegetal, estrume de ovelha e sementes diversas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Passámos de canteiros estéreis para canteiros cheios de vida e cor. Alunos, professores e funcionários e falam e revelam curiosidade sobre os produtos cultivados nas pequenas hortas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há uma escala semanal de regas, em que as turmas de forma autónoma são responsáveis por este aspeto. No contexto de aula os alunos realizam as tarefas necessárias em conjunto com os professores envolvidos (remoção de ervas daninhas, colheita de produtos, recolha de sementes).

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção do solo antigo e já esgotado das antigas floreiras, adição de terra vegetal e estrume de ovelha / húmus de minhoca (3:1).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Acelgas, calêndulas, salsa, couve rábano, rúcula, tomilho limão.
Nabiças, couves ratinhas e alecrim.
Alfaces, tomateiros, morangueiros, beringelas e cravos túnicos.
Couve ratinha, acelgas e salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento cerca 3 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram inicialmente usados para confecionar uma primeira refeição para cada turma: sopa de acelgas, ovos mexidos com salsa e salada de rúcula, alface, calêndulas. Neste momento são vendidos quinzenalmente à população escolar com o objetivo de manter a sustentabilidade do projeto, já tendo sido utilizado para adquirir: regador, ferramentas, terra, húmus e plantas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita uma escala de regas semanalmente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos estão encarregues, aquando das regas, de: observar, remover ou alertar perante o surgimento de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis- adição de cinza das lareiras domésticas.
Lagartas da borboleta da couve- remoção e destruição de ovos e lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa no Estúdio On (espaço com as diferentes divisões de uma casa) da nossa escola, muitos dos alunos nunca tinham provado e diziam que não gostavam de sopa. Depois de comerem a "sua sopa" mais de 98% adorou e querem repetir esta confeção.
Vendas quinzenais dos nossos frescos.
Aulas na horta sobre os efeitos de diversos fatores abióticos, sobre o potencial das plantas cultivadas e os saberes ancestrais associados ao cultivo dos nossos alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Vendas quinzenais dos nossos frescos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta sobre os efeitos de diversos fatores abióticos, sobre o potencial das plantas cultivadas e os saberes ancestrais associados ao cultivo dos nossos alimentos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://view.genially.com/67fa770e00a4fbd2c6d10b3c/video-presentation-germina-te