Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Lar das Criancinhas da Horta/ O Castelinho (Horta)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta existe à mais de 5 anos na instituição.

2. Área aproximada da horta (m²):

A Horta tem aproximadamente 30m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

76

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam ativamente na horta, contribuindo tanto no plantio quanto no reaproveitamento de resíduos orgânicos. As crianças trazem de casa restos de cascas de frutas, que são adicionados ao compostor, transformando-se em adubo natural para enriquecer o solo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um impacto positivo na comunidade e nos alunos. Ela promove a sustentabilidade, reduzindo o desperdício e melhorando a fertilidade do solo através do compostor. Além disso, fortalece os laços sociais, incentivando a interação entre as crianças. A horta garante o acesso a alimentos frescos e saudáveis para a nossa cozinha. Oferece uma oportunidade de aprendizado prático sobre agricultura e responsabilidade ambiental. A participação no cultivo ajuda a desenvolver habilidades sociais, como cooperação e trabalho em equipe, além de promover hábitos saudáveis e uma maior ligação à natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta, na sua fase inicial, é tratada pelo nosso funcionário da manutenção. Após o solo estar devidamente preparado, as crianças do jardim de infância deslocam-se semanalmente à horta. Numa primeira fase, dedicam-se ao plantio de diferentes variedades e, posteriormente, semeiam várias sementes. As atividades realizadas não são iguais todos os anos, permitindo ensinar às crianças as diversas formas de cultivo e os variados alimentos que podem ser produzidos na nossa horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado pelo nosso funcionário após a limpeza das ervas que cresceram durante todo o inverno. Estas ervas são enterradas num local específico da horta, contribuindo para a fertilização do solo. Nesta etapa, espalha-se na terra o composto produzido, de forma a enriquecer o solo. Depois, deixa-se o terreno descansar e, a partir da primavera, as crianças começam a visitar semanalmente a horta para desenvolver os seus trabalhos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais mais utilizados são as cascas de frutas da instituição e algumas que os pais trazem de casa, com o objetivo de ajudar e sensibilizar as famílias para a criação de um composto doméstico.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não são utilizadas sempre as mesmas culturas, de forma a que as crianças, nos 3 anos que passam no jardim de infância, possam adquirir um maior conhecimento sobre diferentes culturas agrícolas. Este ano, serão cultivadas alfaces, curgetes, feijão, tomates, cenouras e cebolinho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos recolhidos na horta são para consumo e atendimento das necessidades da nossa cozinha institucional. Eles vão para a mesa, contribuindo para alimentar os nossos meninos com alimentos saudáveis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manha pelo o funcionário da instituição antes de sol aquecer o terreno.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A rega é feita de manhã pelo funcionário da instituição, antes de o sol aquecer o terreno.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: