saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este é o segundo ano.
2. Área aproximada da horta (m²):
21m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Matemática, Estudo do Meio e Artes
3.3. N.º de alunos envolvidos:
103
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No inicio do ano letivo, no primeiro dia de aulas convidamos as famílias a visitarem aquele espaço.
Este ano 3 encarregados de educação ofereceram-se para cavar a terra e colocar nova terra para posteriormente se proceder às plantações.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos adoram cuidar daquele espaço, regando, tirando as ervinhas e simplesmente cuidar, da amor e carinho. Também existem aulas a partir da nossa horta, nomeadamente saber a diferença entre plantar e semear.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe uma rotatividade da manutenção da nossa horta, isto os diversos grupos que asseguram os trabalhos na horta, são sempre compostos por elementos das diversas turmas, isto é quando se chega ao fim do ano letivo, e tendo em conta que é uma escola pequena, praticamente todos os alunos realizaram tarefas na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita no inicio do ano letivo, solicitando a colaboração de 3 encarregados de educação, que se voluntariaram para a tarefa. Foram retiradas algumas raízes existentes de outras plantas, o solo foi todo remexido, foi colocado fertilizante e terra nova, que gentilmente foi oferecida pela Junta de Freguesia.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, roxas e frisadas;
Couves portuguesa, chinesa, galega;
Nabiças,
Ervas aromáticas: salsa e coentros;
Brócolos;
Favas;
Morangos;
Feijão
Tomate cherry e Xuxa
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não nos preocupamos em pesar os produtos recolhidos na nossa horta, por isso é muito difícil fazer uma estimativa. A nossa verdadeira preocupação é envolver os alunos na dinâmica da horta, acompanharem as diversas etapas das plantações e saborearem, sempre que possível, os legumes e frutas aí produzidos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Tudo o que for possível consumir pelos alunos na escola, nós damos prioridade, caso contrario fazemos pequenas feiras com produtos da nossa horta para divulgar junto da nossa comunidade educativa.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A recolha da água, ficou a cargo dos alunos do 4ºano, isto é recolheram toda a água da chuva, e este ano foi muito bom pois foi um ano muito chuvoso, e reservaram-na no reservatório que existe para o efeito. Depois a rega propriamente dita, esta tarefa foi circulando por todas as turmas existentes na escola.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Temos sempre em atenção estas situações, por isso um grupo de alunos, semanalmente observa com atenção as nossas culturas para detetar estas situações.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Temos sempre em atenção estas situações, tivemos uma praga de Afídeo negro das favas. Assim os alunos do 4ºano fizeram uma pesquisa em primeiro lugar para identificar a praga e depois o modo em como poderíamos combater esta situação. O grupo de alunos encontrou um remédio caseiro, que foi o seguinte:
Preparado de alho: Rale 10 dentes de alho com varinha mágica, junte 2 litros de água e deixe repousar 24 horas, depois coe e junte mais 5 litros de água e pulverize as plantas.
Tivemos alguns resultados satisfatórios com este remédio, mas não desapareceu totalmente.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que obtivemos produtos que não foram consumidos pelos nossos alunos, realizamos Feirinhas abertas à nossa comunidade educativa, pois desta forma divulgámos as nossa culturas e houve famílias que nos deram novas plantas para plantarmos na nossa horta.
Atividade 2:
Descrição:
Com alguns produtos da nossa horta confeccionamos batidos de fruta, sumos de fruta com vegetais, espetadas de fruta e diversas saladas.
Atividade 3:
Descrição:
A nossa hora é espaço muito querido por todos os alunos, assim algumas turmas deslocaram- se àquele espaço para abordarem alguns conteúdos programáticos, nomeadamente o estudo de algumas plantas e estudar a diferença entre semear e plantar.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A nossa horta é muito pequenina mas é um espaço muito querido por toda a nossa comunidade educativa. Com a sua criação muito alunos aprenderam como se desenvolvem alguns legumes/ frutos, que até então apenas os conheciam ou do supermercado ou do prato, quando os estavam a comer.
Aumentou também a recolha / armazenamento de água da chuva, pois além de estarmos a otimizar um recurso, é a melhor água para as plantas.
15.1. Link para a página da horta: