Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Meleças (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o segundo ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do Meio e Artes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

103

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No inicio do ano letivo, no primeiro dia de aulas convidamos as famílias a visitarem aquele espaço.
Este ano 3 encarregados de educação ofereceram-se para cavar a terra e colocar nova terra para posteriormente se proceder às plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoram cuidar daquele espaço, regando, tirando as ervinhas e simplesmente cuidar, da amor e carinho. Também existem aulas a partir da nossa horta, nomeadamente saber a diferença entre plantar e semear.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma rotatividade da manutenção da nossa horta, isto os diversos grupos que asseguram os trabalhos na horta, são sempre compostos por elementos das diversas turmas, isto é quando se chega ao fim do ano letivo, e tendo em conta que é uma escola pequena, praticamente todos os alunos realizaram tarefas na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita no inicio do ano letivo, solicitando a colaboração de 3 encarregados de educação, que se voluntariaram para a tarefa. Foram retiradas algumas raízes existentes de outras plantas, o solo foi todo remexido, foi colocado fertilizante e terra nova, que gentilmente foi oferecida pela Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, roxas e frisadas;
Couves portuguesa, chinesa, galega;
Nabiças,
Ervas aromáticas: salsa e coentros;
Brócolos;
Favas;
Morangos;
Feijão
Tomate cherry e Xuxa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Tudo o que for possível consumir pelos alunos na escola, nós damos prioridade, caso contrario fazemos pequenas feiras com produtos da nossa horta para divulgar junto da nossa comunidade educativa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: