Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade (Sardoal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2008-2009

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sensibilizou-se os pais/encarregados de educação, em contexto de sala de aula, Conselho Eco-Escola, plataformas digitais como a classroom, página eletrónica e o facebook da Escola. Destaca-se, a parceria com os Técnicos da Proteção Civil, Florestal e Bombeiros, da Câmara Municipal que cooperaram em inúmeras atividades dinamizadas ao longo do ano letivo e o papel de duas assistentes operacionais. Salienta-se, o empenho de uma Encarregada de Educação que simultaneamente é Técnica do Gabinete de Proteção Civil e integra o Conselho Eco-Escola, Liliana Moço.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Venda de produtos da horta biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Rega periódica realizada pela brigada da Horta Bio e na interrupção letiva pelas assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Recorreu-se a adubo biológico (compostagem realizada junto à horta) e solo trazido da periferia da escola, de um pinhal, pela assistente operacional Filomena Aparício e por alunos do Conselho Eco-Escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recolha de folhas, galhos, turfa, bioresíduos do refeitório e dos lares domésticos de alunos e elementos do Conselho Eco-Escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantaram-se/semearam-se as seguintes culturas: alho francês, alface, couve, coentros, ervilha, fava, morangueiro, nabiça, tomateiro e tremoço.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 7 a 8 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para venda e doações na comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Logo de manhã, normalmente, por volta das 8h00 e, excecionalmente, ao final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nunca foi realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Aulas na horta com projetos individuais
Foram desenvolvidos vários projetos na horta bio, nomeadamente com alunos do Pré-Escolar, do 1.º Ciclo e do Projeto/Clube Eco-Escolas, que consistiram na pesquisa, seleção de sementes e plantas que após doação por alguns encarregados de educação lhes permitiram misturar adubo biológico no solo e plantar alface, alho francês, cebolo, couve, feijão, tomateiro, entre outros. Os alunos mostraram-se muito ativos e dinâmicos, na sementeira e manutenção da horta, tendo a compra destes produtos hortícolas tido adesão entre a comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Venda na escola: Os produtos vendidos foram colhidos na Horta Bio da Escola ( produtos hortícolas ) e vendidos por elementos do Conselho Eco-Escola. A atividade foi dinâmica e colaborativa, permitindo estimular o hábito de participação, sobretudo dos jovens, em atividades que promoveram a sustentabilidade e simultaneamente, deram a conhecer o trabalho que se desenvolve na escola e na horta bio, interagindo com a comunidade educativa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Embelezamento e enriquecimento do espaço ergonómico.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.escolasardoal.com/jornal-eco-news-junho-2025/