saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A escola desenvolve o projeto da horta biológica/pedagógica há cerca de 2 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
30
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Física, Geografia; Informação em turismo; Comu.Turismo; Português
3.3. N.º de alunos envolvidos:
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Pais e Encarregados de Educação cederam materiais como as placas de madeira para a vedação e identificação, cederam os hortícolas para as plantações dos talhões. Foi também um dos Encarregados de Educação que se disponibilizou a fazer as divisórias dos talhões em madeira, recorrendo a placas que sobraram e foram doadas por uma empresa da construção civil, reutilizando recursos. A fresa do espaço foi realizada por um membro da Junta de Freguesia de Vilela.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos têm demonstrado interesse e empenho em desenvolver a horta, tendo o cuidado de cuidar das plantas, do solo, levando água e observando e registando o crescimento das mesmas. São autênticas aulas ao ar livre. Os alunos do ensino especial e ciência viva colocam em prática o que aprendem na sala de aula e desenvolvem atividades práticas e agrícolas, pondo literalmente as mãos na terra, plantando novas colheitas, regando, retirando as ervas e colocando as estacas. O impacto, para este segundo ano é muito positivo, atendendo que se trata de uma escola EBS e as turmas envolvidas são de diversos anos de escolaridade, sendo o entusiasmo notório. Vendo um professor dirigir-se à horta, os alunos seguem-no curiosos e oferecem ajuda no tratamento da horta. Muitos dos nossos alunos, nunca tiveram contacto com as hortas e plantações uma vez que vivem maioritariamente em apartamentos. Não conheciam os hortícolas plantados, após pesquisa, compra e cedência das plantas é que as conheceram e catalogaram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Após o fresamento da horta, aqui com a parceria da Junta de Freguesia, o início dos trabalhos fez-se com a limpeza do espaço e a divisão em talhões pelas turmas envolvidas. A manutenção da horta é feita diariamente, seguindo um escalonamento por turma e brigadas verdes. A cada turma coube a responsabilidade de ir buscar as alfaias agrícolas, os regadores, providenciar a água, retirar as ervas, limpar os talhões e regar todos eles, sendo a horta comunitária, apesar de cada talhão ter sido plantado por cada turma envolvida. Sendo um trabalho colaborativo e pedagógico, todos os alunos são responsáveis, juntamente com o professor da disciplina, de cuidar do espaço da horta. No entanto, os alunos mais velhos têm a autonomia de cuidarem da horta sempre que houver a necessidade. Os alunos são ainda responsáveis por cuidar do compostor e preparar composto para a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como referido, iniciou-se com a limpezaa das ervas e o que restou da horta do ano anterior, colocamdo-se os resídouos no compostor. A mobilização e preparação do solo foi feita pelo trator com fresa, de seguida fez-se a divisão dos talhoes e iniciaram-se as plantações. Os alunos escalonados por turmas, regam a horta diariamente, à exceção do fim de semana, colocam composto, limpam as ervas e folhas que caem das árvores envolventes e adubam os canteiros com o composto. "Sacham" o solo para a terra não apertar as culturas e estas possam crescer.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com resíduos orgânicos do bar dos professores, da separação orgânica do bar dos alunos e cantina e dos verdes e folhas secas que foram apanhadas no outono e do que resultou da limpeza dos canteiros e espaços verdes da escola. Este é um projeto em parceria com a AmbiSousa, tendo sido realizada uma sessão de sensibilização sobre compostagem com os alunos e a divisão técnica da AmbiSousa nos projetos de apoio às escolas, em particular o projeto: “à terra só o que é da terra”.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomate, couve, alface variada, beterraba, pimentos, pepino, rúcula, feijão verde, courgete, morangueiros, canteiro das aromáticas e plantas floridas para favorecimento da polinização.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Devido às condições climáticas adversas, as plantações atrasaram o crescimento e as colheitas. A maioria das culturas não estão ainda prontas ser colhidas. Torna-se assim difícil, ao momento contabilizar as quantidades produzidas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
O destino dos produtos será a cantina escolar, para a sopa e snaks saudáveis, venda aos professores e funcionários e para levarem para casa e mostrarem as suas colheitas aos pais, promovendo a produção biológica, sustentável, familiar e alimentação mediterrânica saudável.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para as plantações nos talhões, usa-se o regador para água da chuva recolhida num bidão. A rega por regador torna-se mais eficaz, poupando água, não havendo desperdício. A mangueira usa-se quando não há chuva, sendo mais terapeuta e ocupacional. Sempre que as temperaturas, o solo e plantas exigam, recorre-se à rega com a mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, contudo como o crescimento está um pouco atrasado, pelo plantio mais tardio e condições atmosféricas menos favoráveis, ainda não se verificou a existência de pragas ou doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Não se detetaram.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Várias foram as atividades e momentos de visita à horta ao longo do ano letivo, direcionadas a diversas turmas e anos de escolaridade. Este local tem servido de espaço de aula ao ar livre, atividades em articulação com as disciplinas de Geografia, Matemática, Ciências, Cidadania, Educação Física, atividades do Clube Europeu, Clube de Ciência Viva, Programa Eco-Escolas e desenvolvimento do trabalho colaborativo e inclusivo dos alunos da educação especial.
Atividade 1 - Encontro MultiAtividades Desporto Escolar – Cultivar plantas em vasos.
Alunos da Educação Especial de várias escolas participaram, no âmbito das MultiAtividades do Desporto Escolar, numa atividade prática de cultivo de plantas em vasos. A iniciativa teve como objetivos desenvolver competências motoras e sensoriais, promover o contacto com a natureza e incentivar a responsabilidade. Num ambiente inclusivo, os alunos prepararam os vasos, colocaram a terra e plantaram sementes, ficando responsáveis pelos cuidados das plantas nas semanas seguintes. Uma experiência simples, educativa e integradora.
Atividade 2:
Descrição:
Atividade 2 – Rota Concelhia Ação Pelo Clima – Plantar vegetais na horta pedagógica.
Os alunos participaram numa atividade prática de plantação de vegetais na horta pedagógica da escola. A iniciativa teve como objetivos promover a educação ambiental, hábitos de vida saudável e o contacto direto com a terra. Durante a atividade, os alunos prepararam os canteiros, semearam e regaram diversos vegetais, aprendendo sobre o ciclo de crescimento das plantas. Foi uma experiência enriquecedora que uniu aprendizagem, sustentabilidade e trabalho em equipa.
Atividade 3:
Descrição:
Atividade 3 – Semana do Ambiente Paredes 7º Edição e Workshop de construção do hotel de insetos – Os alunos participaram numa atividade prática de manutenção da Horta Pedagógica, que incluiu rega responsável, compostagem, identificação de plantas e observação de insetos. Durante a atividade, os alunos exploraram e identificaram diversas espécies aromáticas e medicinais, desenvolvendo conhecimentos sobre sustentabilidade, biodiversidade e boas práticas agrícolas. Uma experiência educativa, prática e consciente, em contacto direto com a natureza. Os alunos do Curso Profissional de Operações Turísticas, participaram num Workshop de construção do Hotel de Insetos junto da horta, recorrendo a desperdício de madeira, paletes, telhas, pinhas, cartão canelado e paus de árvores que apanharam nas saídas de campo e na limpeza dos canteiros e expaço envolvente da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Um dos aspeto é combater as acácias que proliferaram junto do canteiro da horta e nas traseiras do muro, mas em terrenos que são privados. No próximo ano, necessita de receber mais terra fértil, ser de novo fresada e se possível iniciar as plantações no início do ano letivo, com as culturas de inverno.
15.1. Link para a página da horta: