Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Todas as turmas de 6.ºano, pelo menos, uma vez por mês, mas por parte dos alunos seriam mais aulas, realizaram trabalho na horta, desde ações de organização; limpeza dos canteiros; sementeiras e plantações e recolha de produtos.
O empenho e entusiasmo demonstrado por alunos de 6.ºano na comemoração do Dia da Árvore, com a plantação na zona do pomar de espécies arbustivas oferecidas pela CMB (mirtilos, groselhas e framboesas), mostra o interesse destes alunos no projeto da Horta.
As turmas de 8.º ano, inserido no projeto " Biodiversidade da minha Escola" fizeram um caderno de campo com algumas espécies animais e vegetais observadas, algumas delas na horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- couve penca, alface e rabanetes;
- cebolas e beterraba
- pepinos e feijão verde
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Alfaces- cerca de 50 pés;
Cebolas- cerca de 5kg;
Pencas- 20 pés
Couves- 10 pés
Espinafres- 20 molhos
Morangos- cerca de 5 caixas pequenas.
Pepinos ; beterraba, tomates, Curgetes e abóboras ainda não estão em fase de desenvolvimento.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- rega gota-a-gota
Vários depósitos espalhados pela horta, fornecidos pela AGERE (empresa de tratamento de resíduos e efluentes), para armazenamento de águas das chuvas.
Um depósito com 1 metro cúbico de armazenamento de águas das chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Como prevenção, foram colocadas nas culturas, entre outras, cravos-de-defunto que servem para afastar diversos insetos e pragas, como pulgões, mosquitos, e nematoides, que podem danificar as culturas. O cheiro forte da planta serve como repelente natural.
Foram também, espalhadas pela horta plantas aromáticas , para além do cantinho das aromáticas, a fim de prevenir doenças e pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta sessão foi orientada pela Associação Alva e teve como objetivo mostrar aos alunos colaboradores na horta quais os procedimentos a seguir para as sementeiras. A associação Alva é uma organização sem fins lucrativos, que estabeleceu, no presente ano letivo, um protocolo de colaboração com a escola. O objetivo desta parceria consiste na criação de um viveiro na escola para reprodução de árvores e arbustos autóctones, criando, deste modo, um banco de espécies que serão, quando atingirem uma fase de desenvolvimento que as torne resistentes, utilizadas pela associação em campanhas de (re)florestação.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Inserido na comemoração do dia da floresta, alunos colaboradores de 5.º e 6.º anos, realizaram plantações de espécies arbustivas (mirtilos, framboesas e groselhas) .
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Na Escola Básica de Palmeira, no âmbito do Clube de Ciência Viva e inserido no Eco-escolas, foi criado pela Casa Ciência de Braga, um charco pedagógico no espaço da horta. É de realçar a importância do charco no espaço da horta uma vez que algumas das espécies que se encontram nos charcos, como os anfíbios e as libélulas, alimentam-se de insetos e ajudam a controlar pragas agrícolas ou insetos vetores de doenças.
A montagem do charco foi antecedida de uma sessão teórico-prática sobre criação e monitorização de um charco, à qual assistiram alunos da turma do 8. E. Nesta sessão, além de adquirirem alguns conhecimentos básicos sobre as principais caraterísticas abióticas, puderam e observar à lupa alguns invertebrados frequentes neste tipo de ecossistema. Alguns destes alunos e a turma 8.o D participaram ativamente na construção do charco, tendo tido um ótimo desempenho.
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Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: