Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4

2. Área aproximada da horta (m²):

500 metros quadrados (Horta + Pomar de árvores de fruto)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Transporte de resíduos para a compostagem ao longo do ano

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Presença de um grande número de turmas de 2.º e 3.º Ciclos em aulas com atividades práticas e ou de campo nas disciplinas de Educação Visual/Tecnológica e Ciências Naturais.
Todas as turmas de 6.ºano, pelo menos, uma vez por mês, mas por parte dos alunos seriam mais aulas, realizaram trabalho na horta, desde ações de organização; limpeza dos canteiros; sementeiras e plantações e recolha de produtos.
O empenho e entusiasmo demonstrado por alunos de 6.ºano na comemoração do Dia da Árvore, com a plantação na zona do pomar de espécies arbustivas oferecidas pela CMB (mirtilos, groselhas e framboesas), mostra o interesse destes alunos no projeto da Horta.
As turmas de 8.º ano, inserido no projeto " Biodiversidade da minha Escola" fizeram um caderno de campo com algumas espécies animais e vegetais observadas, algumas delas na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores responsáveis pela horta, colaboram, orientam e supervisionam as tarefas dos alunos das turmas de 6.º ano que participaram mais ativamente (cada turma pelo menos uma vez por mês):Ações de limpeza e manutenção da horta; criação de caminhos; abertura de regos; compostagem e transporte de composto; plantação de hortícolas e sementeiras de cada época; rega e acompanhamento do crescimento das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Lavra do terreno (outubro; )quando se pretende plantar, os professores e os alunos das turmas de 6.º anos, usando enxadas retiram a vegetação rasteira ( matéria orgânica que irá ser colocada no regos para cultivo). Posteriormente com as enxadas fazem-se os regos e a fertilização é feita utilizando o composto natural (Compostagem), os restos da vegetação rasteira retirada e/ou estrume de cavalo e posteriormente com adubo orgânico natural .

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um contentor, colocado na entrada da escola, para a recolha dos resíduos orgânicos da comunidade educativa, sendo este despejado no compostor pelo menos duas vezes por semana.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações são as seguintes:
- couve penca, alface e rabanetes;
- cebolas e beterraba
- pepinos e feijão verde

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas- Cerca de 15 Kg;
Alfaces- cerca de 50 pés;
Cebolas- cerca de 5kg;
Pencas- 20 pés
Couves- 10 pés
Espinafres- 20 molhos
Morangos- cerca de 5 caixas pequenas.
Pepinos ; beterraba, tomates, Curgetes e abóboras ainda não estão em fase de desenvolvimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na escola a professores e funcionários para obtenção de dinheiro para aquisição de alguns produtos e materiais de jardim necessários para o cultivo das hortícolas, para a rega, etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com programador de duas saídas:
- rega gota-a-gota
Vários depósitos espalhados pela horta, fornecidos pela AGERE (empresa de tratamento de resíduos e efluentes), para armazenamento de águas das chuvas.
Um depósito com 1 metro cúbico de armazenamento de águas das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que necessário tenta-se procurar processos sem químicos que se vão experimentando até se obter o resultado mais eficaz.
Como prevenção, foram colocadas nas culturas, entre outras, cravos-de-defunto que servem para afastar diversos insetos e pragas, como pulgões, mosquitos, e nematoides, que podem danificar as culturas. O cheiro forte da planta serve como repelente natural.
Foram também, espalhadas pela horta plantas aromáticas , para além do cantinho das aromáticas, a fim de prevenir doenças e pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas favas começou a aparecer o piolho e procedemos ao corte das pontas afetadas e resultou, as favas não continuaram a ser atacadas e desenvolveram-se muito bem e saudáveis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sessão sobre sementes e sementeiras para a turma A do 6.º ano.
Esta sessão foi orientada pela Associação Alva e teve como objetivo mostrar aos alunos colaboradores na horta quais os procedimentos a seguir para as sementeiras. A associação Alva é uma organização sem fins lucrativos, que estabeleceu, no presente ano letivo, um protocolo de colaboração com a escola. O objetivo desta parceria consiste na criação de um viveiro na escola para reprodução de árvores e arbustos autóctones, criando, deste modo, um banco de espécies que serão, quando atingirem uma fase de desenvolvimento que as torne resistentes, utilizadas pela associação em campanhas de (re)florestação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Comemoração do Dia da árvore e da Floresta
Inserido na comemoração do dia da floresta, alunos colaboradores de 5.º e 6.º anos, realizaram plantações de espécies arbustivas (mirtilos, framboesas e groselhas) .

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade do Charco
Na Escola Básica de Palmeira, no âmbito do Clube de Ciência Viva e inserido no Eco-escolas, foi criado pela Casa Ciência de Braga, um charco pedagógico no espaço da horta. É de realçar a importância do charco no espaço da horta uma vez que algumas das espécies que se encontram nos charcos, como os anfíbios e as libélulas, alimentam-se de insetos e ajudam a controlar pragas agrícolas ou insetos vetores de doenças.
A montagem do charco foi antecedida de uma sessão teórico-prática sobre criação e monitorização de um charco, à qual assistiram alunos da turma do 8. E. Nesta sessão, além de adquirirem alguns conhecimentos básicos sobre as principais caraterísticas abióticas, puderam e observar à lupa alguns invertebrados frequentes neste tipo de ecossistema. Alguns destes alunos e a turma 8.o D participaram ativamente na construção do charco, tendo tido um ótimo desempenho.
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Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O espaço da horta não é apenas um simples local de plantação de produtos hortícolas, mas um local atrativo , aprazível e organizado. Além do interessante mural, com figuras representativas de animais e plantas e ainda um conjunto de ditados populares ligados às culturas, tem também outros pontos de interesse como uma zona de jardim e de plantas aromáticas, um conjunto de hotéis de insetos e ainda, o já mencionado, charco que apesar de recentemente criado, já revela grande sinais de vida, com o a presença de rãs, insetos e outros seres vivos. Podemos também contemplar árvores autóctones, como carvalhos, sobreiros e medronheiros e ainda uma zona de pomar com imensas árvores de fruto (cerca de 20 árvores de fruto).

15.1. Link para a página da horta: