Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde de 2010-2011 - interrompida em 2013/2014.

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2 (dividida em pequenas caixas)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN, Geografia, Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanalmente, uma Encarregada de Educação de um dos alunos que trabalha na horta, colabora ativamente no projeto contribuindo com sugestões sobre o que e como plantar, auxilia na compra de materiais necessários e orienta a venda dos produtos de forma sustentável.
Além disso, no início do ano letivo, ajudou nos trabalhos iniciais da horta, nomeadamente na aquisição de composto natural.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Esta atividade contribuiu para a divulgação do programa Eco-Escolas, tornando os objetivos ambientais mais visíveis dentro e fora da escola.
Os alunos demonstram cada vez mais interesse e envolvimento com a horta, em especial os do 9.º ano, que estão organizados por grupos e assumem responsabilidades em todas as etapas: desde a preparação da terra, sementeira, rega, colheita até à venda dos produtos. A atividade desenvolve nos alunos o sentido de responsabilidade, trabalho em equipa, planeamento e consciência ambiental.
A horta também tem promovido hábitos de alimentação saudável, com muitos alunos a mostrarem curiosidade por experimentar vegetais que cultivaram.
A comunidade escolar (professores, assistentes operacionais, técnicos da secretaria e outros alunos) acompanha com entusiasmo o crescimento da horta e participam ativamente, comprando os produtos da horta nos vários mercadinhos. Estes eventos reforçam a ligação entre a escola e a comunidade e incentivam o consumo sustentável e local.
As cozinheiras da cantina escolar utilizam produtos da horta, como ervas aromáticas e legumes, para enriquecer as refeições servidas aos alunos, promovendo uma alimentação mais fresca e sustentável.
Alguns pais e encarregados de educação colaboram com sugestões e apoio logístico, o que aproxima ainda mais as famílias da vida escolar.
A horta tem sido usada como recurso pedagógico em várias disciplinas, como Ciências Naturais e Geografia, tornando a aprendizagem mais prática e contextualizada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está organizada por grupos de alunos, que combinam entre si e decidem o dia da semana em que vão trabalhar, conforme o calendário previamente definido.
Cada grupo é responsável por determinadas tarefas. Existe uma boa articulação entre os alunos para garantir que todas as etapas do cultivo são cumpridas.
Depois de preparada a terra e cultivadas as diferentes espécies, os alunos continuam o trabalho com tarefas de manutenção, como a monda (remoção das ervas daninhas), a rega e o acompanhamento do crescimento das plantas. A monda é essencial para garantir que as ervas espontâneas não prejudicam o desenvolvimento das culturas.
Nas épocas em que a chuva é escassa, a rega é feita com mais frequência e está inteiramente a cargo dos alunos, que se organizam por turnos ou combinam entre si para garantir que a horta nunca fica sem água. Esta tarefa também tem servido para desenvolver o sentido de responsabilidade e compromisso.
Além destas tarefas, os alunos também participam na compostagem de resíduos orgânicos, na monitorização do crescimento das culturas e na preparação dos produtos para os mercadinhos. Todos os alunos envolvidos neste projeto participam ativamente em todas as fases do processo, desde a planificação até à colheita e venda, aprendendo de forma prática e colaborativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente, com recurso a ferramentas como enxadas, ancinhos e pás.
Inicialmente, procede-se à limpeza da área, retirando-se a vegetação natural existente, como ervas daninhas e raízes, para garantir que o solo fica livre de obstáculos ao crescimento das plantas.
Depois dessa etapa, realiza-se a lavra da terra, ou seja, a mobilização do solo. Esta tarefa consiste em remexer e soltar a terra para melhorar a sua estrutura, facilitar a circulação do ar e da água e permitir que as raízes se desenvolvam melhor.
Após a mobilização, o solo é enriquecido com adubo natural — composto orgânico — que é espalhado de forma uniforme por toda a área lavrada. Este composto é, em parte, produzido na própria escola, através da compostagem de resíduos orgânicos, o que torna o processo ainda mais sustentável.
Por fim, o solo é nivelado e preparado para receber as sementes ou plantas, sendo feita a marcação dos canteiros com a ajuda dos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano, na escola, a compostagem foi iniciada com o apoio do SMAS de Sintra, que doou um novo compostor especificamente para este fim.
O compostor foi instalado numa zona bastante acessível e apropriada do espaço da horta, e é utilizado para transformar resíduos orgânicos em composto natural, que depois é aplicado no solo da horta como fertilizante.
Os materiais utilizados incluem borras de café, cascas de frutas e legumes, restos de vegetais, bem como resíduos provenientes da limpeza da própria horta (como folhas secas e restos de plantas).
Além disso, recolhem-se também alguns restos orgânicos da cozinha da escola, sempre que possível, contribuindo para a redução do desperdício alimentar e promovendo a economia circular dentro da comunidade escolar.
Este processo tem sido acompanhado pelos alunos, que aprendem na prática como funciona a decomposição dos materiais e a importância de reutilizar recursos naturais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: alface, alho francês, espinafres, couve portuguesa, brócolos, morangos, rúcula, rabanetes
Aromáticas: alecrim, coentros, salsa, tamarilho, mizuna, hortelã, sálvia, tomilho, cebolinho

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para venda aos professores, aos assistentes operacionais e técnicos, famílias dos alunos e cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente, com recurso a regadores.
Os próprios alunos são responsáveis por esta tarefa, organizando-se por turnos ou grupos, especialmente em períodos de menor pluviosidade, em que a rega tem de ser mais frequente.
A rega é feita de forma cuidada, tentando evitar o desperdício de água. No verão vai ser instalada a rega automática.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita uma monitorização regular das plantas, geralmente uma vez por semana, durante as atividades na horta.
A observação é feita de forma visual, verificando folhas, caules e frutos em busca de sinais de pragas (como insetos, lagartas ou ovos) ou de doenças (como manchas, fungos, folhas amareladas ou murchas).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A gravação do 'Minuto Verde' da Quercus na nossa horta escolar destacou o trabalho realizado no compostor e a importância da compostagem, envolvendo cerca de 20 alunos de forma ativa e entusiasta. Esta iniciativa teve um forte impacto na comunidade escolar, promovendo maior responsabilidade e empenho dos alunos na manutenção da horta, incentivando o aproveitamento dos restos alimentares da cantina e do lanche, e aumentando a visibilidade do projeto junto de toda a escola — incluindo o envolvimento das funcionárias da cozinha. Um passo importante na redução da pegada ecológica e na promoção do consumo de produtos biológicos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas eco-aulas dinamizadas pelo professor Nuno Jaques na horta escolar, os 20 alunos das Eco-Escolas (2.º ciclo), em diferentes sessões, aprendem práticas de cultivo sustentável e descobrem a importância de preservar algumas ervas espontâneas, que servem de alimento e abrigo à biodiversidade, contribuindo para um ecossistema mais equilibrado e saudável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Com os produtos colhidos da horta, os alunos organizavam mercadinhos ambulantes, usando sacos de papel, promovendo hábitos de consumo sustentável. Esta iniciativa envolveu assistentes técnicos, operacionais, professores e até as famílias, ao levarem para casa alimentos biológicos e saudáveis — reforçando a importância de uma alimentação consciente e aproximando a comunidade escolar das práticas ecológicas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Outro aspeto a destacar foi o entusiasmo de vários alunos que, para além do seu horário semanal, vinham diariamente à horta com gosto e dedicação, mostrando verdadeiro empenho em mantê-la. O trabalho em equipa foi essencial e, curiosamente, até os alunos que apenas passavam pelo espaço se mostravam interessados, fazendo perguntas e oferecendo ajuda pontual. Esta dinâmica criou uma ligação especial entre os alunos e a horta, que passou a ser vista como um espaço de partilha, aprendizagem e cuidado comum.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Ecoterruginha/?fref=ts