Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos (intermitentemente)

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Oficina Criativa, Matemática, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns familiares contribuíram com sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impactos nos alunos:
-os alunos aprendem a plantar, cuidar e colher os alimentos, desenvolvendo habilidades de jardinagem e compreensão sobre o ciclo da natureza;
-a horta incentiva a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, mostrando como as ações humanas impactam a natureza;
-ao cultivar seus próprios alimentos, os alunos tornam-se mais sensíveis a consumir vegetais e frutas frescas, promovendo uma alimentação mais saudável;
-as atividades na horta têm sido usadas para integrar várias disciplinas, como Ciências, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento;
-tem proporcionado melhoria no comportamento (promove a paciência, responsabilidade, colaboração e potencia um ambiente mais relaxante e menos formal) e no trabalho em equipa;
Impactos na comunidade:
-a horta escolar tem-se revelado ser um ponto de encontro para alunos e membros da comunidade, promovendo o trabalho conjunto e o sentimento de pertença;
-têm sido realizadas atividades que promovem o espaço da horta como um local de partilha e aprendizagem integrado noutras iniciativas do Grupo Eco-Escolas: "Eco Peddy Paper", "Os Embaixadores do Ambiente na Horta", "Dia de Aulas ao Ar Livre".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada, quando as condições climatéricas o permitem, durante aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Oficina Criativa; durante diversas aulas quando integrado no Projeto de Cidadania da Turma em causa; quando a horta se transforma no palco de atividades propostas pelo Grupo Eco-Escolas. Mais, todas as terças, quando as condições climatéricas o permitem, as professoras do Grupo Eco-Escolas, convidam toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários) a juntar-se a elas nas tarefas de manutenção da horta.
O Grupo Eco-Escolas promoveu várias atividades que permitiram o envolvimento de vários elementos da comunidade educativa: "Eco Peddy Paper", "Os Embaixadores do Ambiente na Horta", "Dia de Aulas ao Ar Livre".
Quando se trata de um grupo que não constitui uma turma, a organização é realizada no momento, cabendo à professoras que integram o Grupo Eco-Escolas a tarefa de definir o que cada aluno deve fazer.
No caso de se tratar de uma turma, a distribuição das tarefas é feita por pequenos grupos e através da partilha do croqui da horta com a distribuição dos grupos e respetivas tarefas a realizar (ver croqui da horta submetido no separador número 10 deste questionário).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo (infestantes) contribui para alimentar o vermicompostor. As infestantes são sempre removidas por processos exclusivamente manuais.
A fertilização é essencialmente a que resulta do vermicompostor.
A mobilização, realizada por meios exclusivamente manuais, é a apenas necessária para preparação do solo para plantação ou sementeia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola dispõe de dois compostores que são "alimentados" pelo resultado da limpeza de infestantes da horta e por restos alimentares (cascas de fruta, restos de legumes que alunos e professores trazem para a escola).
Nos nossos compostores habitam minhocas que já foram as estrelas de experiências das aulas de Ciências Naturais. Estas minhocas fazem com que os nossos compostores sejam verdadeiramente vermicompostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

-Rabanete e alface (combinação eficaz porque o rabanete cresce rapidamente e não compete muito com a alface por luz e nutrientes, além de ajudar a soltar o solo ao redor da alface)
-Rabanete e tomate (o rabanete tem efeito preventivo/repelente contra nemátodos fitófagos radiculares que afetam a cultura do tomate, por sua vez o tomate atrai alguns inimigos importantes que ajudam a proteger os rabanetes contra as pragas, tais como piolhos e moscas brancas)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

À data do preenchimento deste relatório, cerca de 15 kg. O excesso de chuva, provocou atrasos significativos no desenvolvimento de algumas variedades. Prevê-se que daqui a cerca de uma semana sejam colhidas mais alfaces e que os tomates, que agora estão verdes, comecem a amadurecer fruto de dias mais soalheiros que se avizinham.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da Horta tiveram dois destinos:
-os alunos mais envolvidos nas atividades, levaram os produtos para casa;
-quando foi realizada a atividade "Os Embaixadores do Ambiente na Horta": algumas alfaces foram consumidas mesmo no local da Horta (sandes de queijo e alface e sandes de fiambre e alface constituiu o lanche dos embaixadores) e a hortelã serviu para elaborar uma saborosa limonada.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
Pelo menos duas vezes por semana.
A monitorização é feita pelos alunos e/ou professores quando são realizadas as intervenções culturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas nas couves.
Combate: remoção manual

Piolhos nos tomateiros.
Combate: remoção manual

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade: "Os Embaixadores do Ambiente na horta"
No dia 6 de maio, os Embaixadores do Ambiente da nossa escola foram convidados a participar nas atividades da Horta e do Jardim de Polinizadores.
O número de alunos envolvidas foi condicionado devido a muitos terem aulas à hora definida, tendo comparecido cerca de 1/5 dos Embaixadores.
No final das atividades, os alunos puderam participar num lanche saudável que contou com bolo de laranja caseiro, maçãs e cenouras que os alunos comeram com bastante satisfação, sandes recheadas com folhas de alface saídas diretamente da nossa horta e limonada elaborada com hortelã também da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade: "Eco Peddy Paper"
No dia 23 de abril realizou-se o Eco Peddy-Paper, organizado pelo Grupo Eco-Escolas da ESARS com o objetivo de comemorar, em simultâneo, o Dia da Terra e o Dia Eco-Escolas. A atividade contou com a entusiasmada participação de 30 equipas, totalizando 143 alunos e abrangendo turmas do Ensino Básico e do Ensino Profissional. O Eco Peddy Paper consistiu num percurso pela escola, dividido em 16 estações temáticas, cada uma dedicada a diferentes áreas de intervenção do Programa Eco-Escolas, como biodiversidade, energia, resíduos, água, mobilidade sustentável, alimentação saudável, entre outras. Em cada estação, os participantes foram desafiados a realizar tarefas práticas e resolver questões relacionadas com as temáticas abordadas. Naturalmente que a horta forneceu vários desafios aos aluno.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade: "Aulas na horta"
Ao longo do ano letivo, os alunos que participaram, durante as suas aulas (Oficina Criativa, Cidadania e Desenvolvimento), nas atividades desenvolvidas na horta pedagógica beneficiaram de uma abordagem prática e interdisciplinar da aprendizagem. Esta iniciativa permitiu-lhes aplicar conteúdos trabalhados em sala de aula em contextos reais, promovendo a consciência ambiental, o espírito de cooperação e o sentido de responsabilidade.
As atividades realizadas incluíram a preparação do solo, a plantação/sementeira e colheita de hortícolas, o acompanhamento do ciclo de crescimento das plantas, bem como a manutenção regular do espaço. Os alunos foram incentivados a trabalhar em equipa, a tomar decisões em conjunto e a refletir sobre o impacto das suas ações no meio ambiente.
Os resultados observados foram bastante positivos. Verificou-se um aumento do interesse dos alunos por temas relacionados com a sustentabilidade e a alimentação saudável. Notou-se, igualmente, uma melhoria nas atitudes de responsabilidade, respeito pelo espaço comum e colaboração entre colegas. Além disso, muitos alunos demonstraram maior autonomia, curiosidade científica e gosto pela aprendizagem ativa.

Em suma, a horta pedagógica revelou-se um recurso educativo de grande valor, proporcionando experiências que contribuíram não só para o desenvolvimento de competências curriculares, como também para o crescimento pessoal e social dos alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta beneficiou de ser contígua ao Jardim de Polinizadores, onde se situa um Hotel de Insetos.

15.1. Link para a página da horta: