Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos (intermitentemente)

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Oficina Criativa, Matemática, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impactos nos alunos:
-os alunos aprendem a plantar, cuidar e colher os alimentos, desenvolvendo habilidades de jardinagem e compreensão sobre o ciclo da natureza;
-a horta incentiva a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, mostrando como as ações humanas impactam a natureza;
-ao cultivar seus próprios alimentos, os alunos se tornam mais sensíveis a consumir vegetais e frutas frescas, promovendo uma alimentação mais saudável;
-as atividades na horta têm sido usadas para integrar várias disciplinas, como Ciências, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento;
-tem proporcionado melhoria no comportamento (promove a paciência, responsabilidade, colaboração e potencia um ambiente mais relaxante e menos formal) e no trabalho em equipa;
Impactos na comunidade:
-a horta escolar pode ser um ponto de encontro para alunos e membros da comunidade, promovendo o trabalho conjunto e o sentimento de pertença.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada, quando as condições climatéricas o permitem, durante aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Oficina Criativa ou durante diversas aulas quando integrado no Projeto de Cidadania da Turma em causa.
Todas as terças, quando as condições climatéricas o permitem, três professoras do Grupo Eco-Escolas, convidam toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários) a juntar-se a elas nas tarefas de manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo (infestantes) contribui para alimentar o vermicompostor. As infestantes são sempre removidas por processos exclusivamente manuais.
A fertilização é essencialmente a que resulta do vermicompostor.
A mobilização, realizada por meios exclusivamente manuais, é a apenas necessária para preparação do solo para plantação ou sementeia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola dispõe de um compostor que é "alimentado" pelo resultado da limpeza de infestantes da horta e restos alimentares (cascas de fruta, restos de legumes).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Rabanete e alface (combinação eficaz porque o rabanete cresce rapidamente e não compete muito com a alface por luz e nutrientes, além de ajudar a soltar o solo ao redor da alface)
Manjericão e tomate (manjericão pode ajudar a repelir pragas que afetam o tomate, além de melhorar o sabor do próprio tomate.)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
Diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: