Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
-os alunos aprendem a plantar, cuidar e colher os alimentos, desenvolvendo habilidades de jardinagem e compreensão sobre o ciclo da natureza;
-a horta incentiva a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, mostrando como as ações humanas impactam a natureza;
-ao cultivar seus próprios alimentos, os alunos se tornam mais sensíveis a consumir vegetais e frutas frescas, promovendo uma alimentação mais saudável;
-as atividades na horta têm sido usadas para integrar várias disciplinas, como Ciências, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento;
-tem proporcionado melhoria no comportamento (promove a paciência, responsabilidade, colaboração e potencia um ambiente mais relaxante e menos formal) e no trabalho em equipa;
Impactos na comunidade:
-a horta escolar pode ser um ponto de encontro para alunos e membros da comunidade, promovendo o trabalho conjunto e o sentimento de pertença.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as terças, quando as condições climatéricas o permitem, três professoras do Grupo Eco-Escolas, convidam toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários) a juntar-se a elas nas tarefas de manutenção da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é essencialmente a que resulta do vermicompostor.
A mobilização, realizada por meios exclusivamente manuais, é a apenas necessária para preparação do solo para plantação ou sementeia.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Manjericão e tomate (manjericão pode ajudar a repelir pragas que afetam o tomate, além de melhorar o sabor do próprio tomate.)
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Diariamente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: