Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1 de S. Caetano Nº 2 e JI de S. Caetano (Gondomar)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
1kg de morangos
3 kg de maças
1kg de tomates
500g de hortelã
50g de tomilho
50g orégãos
300g de chá de boldo
100g de folhas de loureiro
500g de feijão verde
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Envolvidos todos os alunos e famílias, verificando-se uma melhoria considerável nos hábitos alimentares. Feedback muito positivo das famílias na aceitação de mais legumes e frutos no lanche.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Colher, lavar, preparar, confecionar utilizando regras de segurança levou a sabores distintos e muitos saberes. O próprio enriquecimento vocabular e o reconhecimento da proveniência dos alimentos foram muito significativos em aprendizagem e uso de competências.
Todos os alunos e famílias envolvidas com maioria a partilhar a introdução das sopas, mais diversificadas, na hora da refeição. Entusiasmo a par da compreensão no beneficio para a saúde de todos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A educação para a saúde com a transversalidade da educação ambiental é um forte motor de desenvolvimento e aprendizagem. O poder de observação, questões temporais, noções matemáticas, a língua materna, ...tudo é mobilizado com mais sabedoria e competência, da vida para a vida sempre em evolução.
15.1. Link para a página da horta: