Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 de S. Caetano Nº 2 e JI de S. Caetano (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início da participação no Programa Eco-Escolas, com ação/desempenho da Coordenadora mais antiga desde 2015/16 antiga

2. Área aproximada da horta (m²):

entre 35 a 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo e Estudo do meio e desenvolvimento e cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Desde o início e durante o processo de forma rotativa e colaborativa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento: sobre a horta e seus produtos biológicas na confeção das refeições e uso direto nas mesmas; competências autónomas e responsáveis perante a disponibilidade e respeito pela natureza envolvente; enriquecimento vocabular e semântico e interações dialógicas entre gerações; maior proximidade colaborativa entre a comunidade educativa alargada...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita de acordo com a disponibilidade de cada turma, rotativo por semana, dando resposta às necessidades tendo em conta as condições meteorológicas de cada momento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como é possível verificar nos registos fotográficos é um processo desenvolvido pela comunidade escolar, famílias e apoio da Lipor. Aguardamos apoio da Junta de Freguesia de Rio Tinto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com aparas de cascas de fruta em pilha em balde adequado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: legumes, frutos e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

24 pés de alface
1kg de morangos
3 kg de maças
1kg de tomates
500g de hortelã
50g de tomilho
50g orégãos
300g de chá de boldo
100g de folhas de loureiro
500g de feijão verde


9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uso na confeção de refeições para todos os alunos, no enquadramento também do projeto da educação para a saúde.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Feita em períodos de menor temperatura (manhã ou fim da tarde) com águas recolhidas sempre que possível.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O lanche da manhã saudável com consumo de frutos e legumes colhidos pelos alunos e total preparação pelos mesmos.
Envolvidos todos os alunos e famílias, verificando-se uma melhoria considerável nos hábitos alimentares. Feedback muito positivo das famílias na aceitação de mais legumes e frutos no lanche.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa e pão saudável. atividades que enriqueceram a educação para a saúde, pelo envolvimento desde a colheita à preparação e consumo. Uma combinação perfeita com os individuais que usados diariamente nas nossas mesas poupam muito papel.
Colher, lavar, preparar, confecionar utilizando regras de segurança levou a sabores distintos e muitos saberes. O próprio enriquecimento vocabular e o reconhecimento da proveniência dos alimentos foram muito significativos em aprendizagem e uso de competências.
Todos os alunos e famílias envolvidas com maioria a partilhar a introdução das sopas, mais diversificadas, na hora da refeição. Entusiasmo a par da compreensão no beneficio para a saúde de todos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta pela voz de um avó. Cerca de 75 alunos envolvidos, que posteriormente partilharam com as restantes turmas as aprendizagens. Como cultivar (incluindo construir vasos em papel de revista), épocas (para cada legume a semear ou cultivar), cuidados como rega e atenção a qualquer invasor à horta. Muito bem aceite e compreendido pelos alunos e com acompanhamento frequente de ajuda do avó, mais ao longo do 2º e 3º período.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É sempre um projeto enriquecer e indispensável, todos os anos com múltiplas possibilidades de aprendermos pela ação direta em que o coletivo é interveniente.
A educação para a saúde com a transversalidade da educação ambiental é um forte motor de desenvolvimento e aprendizagem. O poder de observação, questões temporais, noções matemáticas, a língua materna, ...tudo é mobilizado com mais sabedoria e competência, da vida para a vida sempre em evolução.

15.1. Link para a página da horta: