saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Cidadania e Desenvolvimento; Clube Ciência Verde
3.3. N.º de alunos envolvidos:
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos tinham conhecimento que estavam a consumir produtor da horta, na confeção de algumas opas o que os deixava muito orgulhosos do seu trabalho, pois sentiam que este era valorizado e tinha utilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As plantações na horta são realizadas uma vez por semana, à sexta-feira, normalmente pelos alunos inscritos no clube ciência verde. No entanto, os alunos de Ciências Naturais e de cidadania e desenvolvimento, sempre que esta temática está relacionada com os conteúdos programáticos, deslocam-se à horta para desenvolver algumas atividades, por exemplo, plantações para acompanhar o ciclo de vida das plantas.
Os alunos são divididos por grupos, que desempenham diferentes tarefas semanalmente, como limpeza do terreno, abertura de canteiros para novas plantações, proceder às sementeiras e plantações, rega, planificação das sementeiras/plantações da semana seguinte.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos retiram as ervas do terreno, que colocam no compostor, mechem o terreno para o solo ficar mais leve e arejado, quando necessário coloca-se algum composto para fertilizar o terreno
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a elaboração do composto sustentável na escola usámos plantas e ervas da horta, restos de comida da cantina e borra de café do bar. Colocámos esses materiais numa caixa de compostagem, alternando estes materiais com materiais castanhos (ramos, folhas secas e terra) . Misturámos tudo de vez em quando e adicionámos água (quando estava muito seco) e deixámos o composto descansar algumas semanas/meses. No final, usámos este adubo natural produzido para cuidar da horta escolar, ajudando a manter o ambiente mais sustentável!
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Fava, espinafre, morangueiros. As restantes culturas - batata, couve, nabiça, curgete, alface - não foram produtivas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
3 kg espinafre e 15 kg de fava.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta foram utilizados na cantina escolar, na preparação de algumas refeições. também foram essenciais para motivar os alunos a criarem uma pequena horta em suas casas, de modo a reforçar a importância de plantar alguns dos alimentos que consomem. Na sala de aula estes exemplares forma muitas vezes usados para os alunos compreenderem o ciclo de vida das plantas e até de alguns insetos que encontramos na horta.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida para um reservatório de 1000 L. Posteriormente, esta água é utilizada na rega da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente, os alunos verificam a existência de pragas que comunicam às professoras de modo a conseguirmos arranjar uma solução pata o problema - este ano a nossa horta foi bastante afetada pela existência de caracóis e lesmas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Ente ano tivemos algumas pragas de caracóis e de lesmas na horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confecção de sopa, na cantina escolar com produtos da horta, como por exemplo, espinafre, couve e fava.
Atividade 2:
Descrição:
Feira de outono com venda de produtos da época, foi realizada uma vez, tendo como objetivo envolver toda a comunidade escolar, permitindo que os alunos trouxessem produtos da época e que resultavam das plantações que os seus familiares tinham em suas casas, para vender na escola ao colegas ou a outras pessoas da comunidade escolar - pais, avós, professores, funcionários, etc. - deste modo pretendeu-se alertar os alunos para a importância da diminuição da pegada ecológica dos alimentos consumidos e contribuir para a sua literacia económica.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: