saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
7m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
15
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio; Conhecimento do Mundo; Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
283
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
17
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta escolar tem tido um impacto muito positivo, tanto nos alunos como na comunidade educativa. Para os alunos, representa uma oportunidade prática de aprendizagem ativa, desenvolvendo o sentido de responsabilidade, o trabalho em equipa e a ligação à natureza. Ao acompanharem todo o ciclo de vida das plantas, desde a semente até à colheita, as crianças compreendem melhor a importância de práticas sustentáveis e de uma alimentação saudável.
Além disso, o trabalho desenvolvido na horta escolar tem reflexos para além do espaço escolar. As crianças levam para casa os conhecimentos adquiridos sobre sustentabilidade, alimentação saudável e respeito pela natureza, influenciando muitas vezes os hábitos das famílias. Alguns alunos revelam ter sugerido em cada o cultivo de pequenas hortas ou vasos com ervas aromáticas. Desta forma, a horta torna-se uma ferramenta educativa que ultrapassa os muros da escola e inspira mudanças positivas na comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Neste ano letivo, decidiu-se que as crianças deveriam estar envolvidas em todo o processo de cuidado e manutenção da horta escolar, desde a plantação à colheita. Assim, as estruturas da horta foram organizadas e distribuídas pelas várias salas/turmas. Cada sala/turma ficou responsável por decidir que espécies queriam cultivar, fazer a plantação, regar, manter a horta e fazer a colheita ao longo do ano letivo.Cada sala/turma teve, ainda, acesso a um guião de registo das várias etapas do processo de cultivo. Além deste registo mais formal, junto à horta foram ainda colocadas grelhas de monitorização, a preencher aquando de cada visita à horta atendendo ao estado da horta (se estava bem cuidada, se a terra estava seca, se havia ervas a retirar, etc).
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita com o apoio das educadoras/professoras e funcionários da escola, com envolvimento ativo das crianças. Inicialmente, procede-se à limpeza do espaço, retirando ervas daninhas e restos de culturas anteriores. Segue-se a mobilização do solo, feita com ferramentas manuais adaptadas à idade das crianças, de forma a arejar a terra e prepará-la para novas plantações.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morango; Feijão; Alface; Hortelã; Orégãos; Tomate; Marcela; Espinafres; Cenoura; Pimentão.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
5kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são colhidos pelos próprios alunos e utilizados nas suas refeições na escola. Alguns produtos, como as ervas aromáticas, são também distribuídos pelas famílias, promovendo o aproveitamento dos alimentos cultivados.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita através da reutilização de garrafões, que são enchidos e utilizados pelas crianças para regar as plantas. Cada turma é responsável por regar as suas plantações, verificando regularmente se a terra está seca ou se as plantas apresentam sinais de necessidade de água. Este processo promove a autonomia, a responsabilidade e a sensibilização para a importância da reutilização e da poupança de água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, é feita uma monitorização regular, sobretudo de forma visual, durante as visitas das crianças e educadores/professores à horta. Sempre que se observam sinais de pragas ou doenças nas plantas, como folhas roídas, manchas ou insetos, são tomadas medidas adequadas, privilegiando soluções naturais e compatíveis com a agricultura biológica.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A criação da horta vertical representa uma importante tentativa de trazer mais natureza para o espaço escolar, uma vez que a nossa escola apresenta muito poucos espaços verdes. Assim, encontrou-se esta forma de promover o contacto direto com o meio ambiente e sensibilizar para a importância do seu cuidado. Este pequeno espaço verde tornou-se um recurso valioso para a educação ambiental e para o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade.
Paralelamente, a gestão da horta tem vindo a ser repensada com o objetivo de aumentar o envolvimento das crianças. Pretende-se que não participem apenas pontualmente em tarefas isoladas, mas que cada sala e os seus alunos assumam a responsabilidade por todo o processo de cultivo, desde a escolha das espécies à plantação, manutenção, monitorização e colheita, promovendo um sentido de pertença e compromisso contínuo com a horta.
15.1. Link para a página da horta: