Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária Campo Aberto, Beiriz (Póvoa de Varzim)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2007

2. Área aproximada da horta (m²):

200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

27

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na construção do espaço, na aquisição de materiais e produtos, lettring de identificação do espaço e das espécies existentes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O facto de os alunos usarem o espaço para brincadeiras lúdicas, o consumo de frutos de forma espontânea, cuidado/respeito pela manutenção do espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas aulas designadas por horta pedagógica em que os alunos em colaboração estreita com dois funcionários do município, através de uma escala pré definida, executam tarefas tais como: Tratamento do solo com recurso ao composto biológico, compostagem, sementeiras, plantações, extração de plantas invasoras, construção e manutenção de hotéis de insetos, comedouros e bebedouros de pássaros, entre outros.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada com base na extração de plantas invasoras, sendo estas tarefas realizadas pelos alunos e professores. A fertilização é executada com recurso ao composto biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com os excedentes alimentares, folhas, borras de café, ramos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas, plantas aromáticas, fruteiras, flores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade depende da época do ano.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferta ou venda aos alunos, professores e restante comunidade educativa. Os produtos são utilizados ainda nas aulas de culinária e curso profissional de cozinha.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sim é feita. Com recurso a produtos biológicos com o apoio do Município.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação do terreno com recurso ao composto biológico e extração de plantas invasoras.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de fruteiras, plantas aromáticas e sementeiras.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Recolha, utilização e venda dos produtos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Atividades desenvolvidas na horta: leituras, piquenique, aulas de relaxamento.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/cozinhar_inclusao?igsh=MjV0NDkyYTQ2NHZv