Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (Trofa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola existe há 16 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A área é aproximadamente de 50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Educação Tecnológica, Disciplina de Educação para a Cidadania e Expressão Plástica e Musical.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No envio de sementes/plantas pelos seus educandos na época das sementeiras e de recipientes para rega ou reprodução de plantas.
Este ano uma Encarregada de Educação, gentilmente, forneceu duas cargas de terra nova para a estufa e espaço envolvente da mesma.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A EB/S de Coronado e Castro situa-se em S. Romão do Coronado, sendo esta uma localidade ainda muito rural. O impacto da horta(Estufa) na comunidade e nos alunos pode considerar-se razoável, apesar de cada vez mais as novas gerações terem vindo a procurar alternativas ao trabalho agrícola. Sendo a divisão do território constituída essencialmente por minifúndio, uma grande parte dos alunos contacta com as alfaias agrícolas e conhece os procedimentos básicos de plantação e manutenção de uma horta através dos pais ou principalmente, avós. No entanto, esta não é uma área do conhecimento e do trabalho que seja do agrado da maioria dos alunos, principalmente dos mais velhos. Este ano, foi possível mobilizar mais alunos para a participação na Horta-Bio, salientando-se as turmas do 6ºA e do 8ºA. Os alunos destas turmas aproveitam todos os momentos que têm para dinamizar, quer a estufa, quer o espaço envolvente. Os restantes alunos de outras turmas que se dispuseram a participar nesta atividade são, também, muito ativos, reconhecem a importância e o impacto da agricultura biológica e estão já a envolver a comunidade educativa na distribuição dos hortícolas produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano os alunos durante os intervalos ou hora de almoço alternada/diariamente fazem a manutenção da estufa em articulação com o coordenador do Programa Eco-Escolas e os professores das disciplinas envolvidas que se ocupam da manutenção da horta, nomeadamente a preparação, a sementeira, a plantação, o arranque das ervas daninhas e a rega. Os outros participantes com o auxílio de dois professores ou de funcionários, são envolvidos no projeto através da realização outras tarefas na Horta-Bio, como, por exemplo, a compostagem.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo (limpeza e mobilização) foi feita quase exclusivamente pelos alunos do 6ºA e 8ºA, funcionadrios e alunos pertencentes à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) sempre com o apoio e a monitorização do docente ou de funcionários. A fertilização do terreno foi efetuada com base no composto produzido pela própria escola nos dois compostores anexos à estufa. Este ano a estufa e espaço envolvente levou terra nova.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto resulta da recolha dos detritos orgânicos da cantina por parte de alguns alunos, da colocação das borras de café por parte da funcionária do bufete e através da colocação folhas das árvores que resultam da limpeza do recinto escolar, uma vez que o mesmo tem bastantes árvores de folha caduca.
A compostagem é realizada em camadas alternadas de resíduos verdes e castanhos e ao longo do tempo são revirados para arejar e regados para humedecer.
Os materiais colocados são: resíduos verdes e restos de alimentos não confecionados e nem temperados e resíduos castanhos, como a borra de café e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; Espinafres; Salsa; Batata-doce, Rúcula; Alho Francês; Morango e Chuchu e Abóbora no exterior.
Este ano, também se colocaram plantas aromáticas, como, por exemplo, tomilho, orégãos, salsa, cidreira e alecrim.
As consociações instaladas foram colocar plantas aromáticas intercaladas com as plantas hortícolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tendo em conta o tamanho reduzido da estufa, foram apenas produzidos de 5kg de hortícolas, também, porque tem sido um ano atípico em que o calor excessivo de abril danificou algumas plantas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os poucos produtos biológicos produzidos foram disponibilizados à comunidade educativa ao longo do ano letivo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta-bio é feita diariamente nos dias de maior calor e alternadamente nos dias mais frios, normalmente pelos auxiliares de ação educativa, mas este ano um dos professores coordenadores do programa que colabora na manutenção da estufa tem regado várias vezes por semana com a ajuda de alunos pertencentes à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e de alunos das turmas do 6ºA e 8ºA.
Para a rega é utilizada mangueira de ½ polegada, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais necessitam de estar abertas para maior arejamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Algumas vezes por semana, sendo uma delas no início e outra no final da semana, é realizada uma observação cuidada das plantas (folhas e caules) para ver a existência ou não de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta desenvolveram-se ao longo de todo ano letivo, semanalmente, com alunos pertencentes ao 2º ciclo (cerca de 60) principalmente das turmas do 5ºC, 6ºA e do 8ºB que em conjunto com os professores envolvidos participavam na preparação do solo para sementeira/plantação, rega e monitorização da estufa e espaço envolvente. Esta atividade em articulação com uma outra atividade intitulada " A Natureza é a melhor sala de aula" teve bastante impacto na comunidade uma vez que foi uma experiência diferente para todos, isto é, o facto de ter aulas num espaço diferente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foram colocados maracujás no exterior da estufa para crescerem sobre a mesma para que esta fique com uma temperatura interior mais aceitável mas ainda não cobrem a mesma.
Também, na estufa e no espaço envolvente de um dos lados da estufa foi colocada terra nova e a mesma foi alisada pela turma do 8ºA e funcionários melhorando o aspeto e qualidade do solo, assim como, foi realizada a limpeza do lago anexo à estufa.
As plantas que não foram colhidas e que produziram sementes, estão na estufa e serão recolhidas no início do próximo ano letivo.

15.1. Link para a página da horta:

https://aecc.pt/