Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há14 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Mais de 50 metros quadrados (aproximadamente)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimennto

3.3. N.º de alunos envolvidos:

112

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os encarregados de educação e/ou outros familiares, são envolvidos na preparação do terreno, na disponibilização de sementes e outras plantas e ainda no processo de cultivo e recolha dos produtos. São ainda envolvidos na explicação da importãncia da agricultura biológica, bem como na transmissão de conhecimentos a nível deste tipo de agricultura.
O seu envolvimento e participação acontece sempre que necessário, ao longo de todas as etapas do processo evolutivo das plantas cultivadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um impacto bastante positivo quer na comunidade quer nos alunos, uma vez que proporciona intercâmbio entre gerações, partilha de experiências e vivências enriquecedoras e transmissoras de hábitos e tradições locais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma da escola, tem a seu cargo um dos seis canteiros que constituem a horta. Assim sendo, tornam-se responsáveis pela sementeira/plantação de produtos hortícolas, bem como da sua manutenção e recolha.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase e normalmente com o apoio dos encarregados de educação, são retiradas as ervas daninhas e a terra é revolvida. Seguem-se as sementeiras e ou plantações, que são cuidadas com recurso a produtos naturais, como o chorume de urtiga, entre outros. São também utilizados os produtos fertilizantes advindos da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A horta possui um compostor, onde são colocadas as cascas de legumes e frutas oriundas da cantina da escola, bem como folhas e ervas daninhas retiradas dos canteiros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são variadas e dependem do interesse dos alunos de cada turma. Como tal são cultivados diferentes tipos de hortícolas como couves, batata, feijão, trigo, abóboras, milho, entre outros. Existe ainda um canteiro destinado a ervas aromáticas e diversas árvores de fruto, tais como abacateiras, anoneiras, araçaleiro, pereiras. De salientar a existência de um loureiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não existe pesagem dos produtos recolhidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados na confeção das suas refeições.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que seja necessário de acordo cpom as necessidades das plantas e do estado do tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que se justifique (semanalmente)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: