Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Tapeus (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi construída este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

5mx5m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias disponibilizaram os produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e as famílias estão recetivos e entusiasmados, uma vez que estão expectantes com os produtos que vão recolher.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Faz-se a manutenção da horta e a repartição de tarefas uma a duas vezes por semana, em sistema de rotatividade (2 a 3 alunos do 1.º ciclo e 2 a 3 do pré-escolar).

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi efetuada com o apoio da Junta de Freguesia, que providenciou a sua limpeza e mobilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com cascas de fruta (exceto citrinos), cascas de batatas, folhas secas, borra de café, cascas de ovos...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata branca, batata vermelha, batata doce, milho, feijão, chícharo, favas, couves, alfaces, espinafres, coentros, salsa, morangueiros, pitangueira, tremoços, tomateiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Batatas: 6 kg
alfaces: 3 kg
couve: 3 kg
cebolas: 3kg
alho-francês: 1 kg
brócolos: 2 kg
couve-flor: 600 g
feijão-verde: 2 kg
morangos: 250 g


9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos serão para consumo na escola.
Com os produtos colhidos, fizeram-se sopas (sopa de nabiças, sopa de feijão verde, creme de couve-flor), uma quiche de legumes, couve salteada com batatas, batatas fritas na "air fryer"...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega era efetuada de manhã ou ao final da tarde. Não foi feita recolha da água da chuva, uma vez que não foi colocado um depósito, como foi solicitado à junta de Freguesia e à Câmara Municipal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas era feita, pelo menos, uma vez por semana, observando a presença de insetos ou de algo estranho nas plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho nas favas. Tentou-se combater com uma solução de água com vinagre e com cinza. A cinza foi mais eficaz.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção de sopas e outros pratos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: