Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Todos os anos letivos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

19

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, Expressões Artísticas, TIC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

343

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A APEE representa as famílias, em todo o processo de dinamização da horta; na doação de sementes, plantas, utensílios agrícolas e dinamização de um talhão, em tempo de ETI (Escola a Tempo inteiro).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto causado pela envolvência dos alunos continua a ser muito positivo, no sentido em que estes manifestam um enorme gosto pelas dinâmicas de trabalho, o conhecimento dos produtos hortícolas e aromáticas. O estar "lá fora", num contacto livre com a Natureza, para uma população que é essencialmente citadina, permite proporcionar experiências pedagógicas naturais enriquecedoras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas são distribuídas por todas as turmas da escola, em cronograma semanal/mensal. Cada turma cumpre as tarefas de plantar/semear, mondar e regar, quando se verifica necessário.
Este ano letivo, as condições climatéricas e fatores inerentes ao funcionamento do estabelecimento, condicionaram os trabalhos na horta, o que "atrasou" os resultados desejados, até ao momento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na limpeza e preparação do solo participam os alunos e professores, nomeadamente a arrancar ervas daninhas(mondar), sachar, ancinhar e fertilização do solo com cinza.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola ainda não encontrou a melhor estratégia para o desenvolvimento da compostagem. Em colaboração com a CMVFX, iniciou-se a experiência da recolha de biorresíduos do nosso refeitório. Até ao momento está a revelar-se eficaz.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Um talhão da horta é dedicado à jardinagem. Uma das culturas é a alfazema, que tem grandes benefícios na horta: atrai insetos polinizadores e repele diversas pragas, repele ratos e ratazanas e
estimula o crescimento de outras plantas. A outra é o alecrim. A nossa horta é muito aromática!


9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento, não se procedeu a nenhuma colheita. As culturas ainda estão em fase de crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos na nossa horta serão distribuídos pelos alunos, por sorteio nos diferentes grupos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas turmas, nos períodos do dia de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nas visitas regulares à horta, as turmas observam de forma direta se existe necessidade de algum tratamento para combater alguma doença ou praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano, estamos a experienciar o contacto com a plantação e crescimento do cebolo. Alguns pés de cebolo "morreram", tendo sido a opção de os substituir. O que até ao momento se revelou eficaz. Aplicou-se o fertilizante natural, cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aprender lá fora, na descoberta da biodiversidade da escola: na horta, nas zonas ajardinadas, na NATUREZA que nos rodeia, e que é maravilhosa. Os alunos, em momentos orientados, observam, descobrem e recolhem mas, posteriormente, devolvem à Natureza. Estes momentos vão acontecendo espontaneamente, promovendo a interdisciplinaridade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula "lá fora", no âmbito da temática das plantas. Plantar, para aprender e a escola embelezar. A descoberta dos constituintes de uma planta. Colocação de placas de alerta, para a importância de todos cuidarem e protegerem a Natureza.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O programa Eco-Escolas é um desafio de TODOS! A equipa das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) também se envolve e proporcionam momentos de contacto com a Natureza aos mais pequenos, num ambiente de liberdade natural. É uma delícia observar os mais pequenos nas suas descobertas e construções com mãos de pequenos, grandes Artistas!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um espaço de todos! Todos participam, nos trabalhos relacionados com a agricultura mais simples, numa partilha de conhecimentos e aprendizagem, desde os mais pequenos aos mais graúdos.
É o foco para a propagação para todos os outros espaços da escola, que possibilitam um contacto natural com a Natureza, que nos apraz dizer existir no nosso estabelecimento de ensino. Assim, os momentos partilhados de aulas "lá fora", não serem apenas as que se direcionam para a horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/malvarosaeb/horta-bio-espantalho-na-horta-x33rryjblb54kqg7