Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente haverão três grupos:
1º grupo- alunos do 3º ciclo (Ensino Especial)
2º grupo-alunos do Clube da Ciência
3º grupo- alunos do Clube Eco-Escolas
Cada grupo ficará responsável por diferentes tarefas consoante a necessidade da altura: poderá ser preparação do solo, fertilização (compostagem), plantar ou semear, regar, eliminar ervas daninhas, monitorização de pragas e doenças.
Todas as tarefas realizadas serão devidamente registadas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente, e para ajudar nesta tarefa, será uma pessoa residente em Pegões a lavrar o solo com um trator, por indisponibilidade da Junta de Freguesia. Posteriormente, serão os alunos, com o auxílio de uma funcionária que, com o auxílio de enxadas e sachos farão a manutenção da horta.
A fertilização que irá ser efetuada será uma fertilização orgânica, uma vez que é o tipo de fertilização mais adequada a utilizar na implementação de uma horta biológica. Desta forma, irá ser realizada compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais orgânicos a utilizar serão os resíduos provenientes do refeitório e bar da Escola, tais como restos de hortaliça e cascas de fruta, e borras de café recolhidas do bar e também trazidas pelos alunos. O processo da compostagem está a cargo dos alunos do Clube Eco-Escolas, que todas as quintas-feiras fazem a pesagem das borras de café bem como a recolha dos resíduos orgânicos existentes nesse local para o compostor que está na zona exterior.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Plantas hortícolas: alface, couve, cenoura, courgette, pimentos, abóbora, rabanetes, tomate, favas, feijão verde, melancia.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- observar as plantas e verificar se apresentam sintomas de algum problema;
- eliminar as partes doentes das plantas e retirar as plantas infestantes.
Como medidas preventivas, que permitem o controlo e combate de doenças, pragas e infestantes serão utilizadas:
- proteções físicas como redes, espantalho ou outros para evitar pássaros e roedores;
- cobertura do solo com palha, ou outros materiais orgânicos por forma a dificultar o desenvolvimento de ervas infestantes, evitando a evaporação e fornecendo matéria orgânica por decomposição.
Em caso da existência de pragas e doenças serão utilizados meios de luta físicos (utilização de armadilhas específicas), como por exemplo fazer armadilhas com água em recipientes amarelos ou cartões amarelos pegajosos, regar com mangueira em jato forte, utilizar pasta de farinha e gordura nas plantas, cinzas peneiradas ou água e sabão no solo, perto das plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: