Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube Eco-Escolas, Clube da Ciência, Clube do Teatro

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quinzenalmente ou mensalmente, consoante a disponibilidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos, supervisionados pelos docentes, irão diariamente monitorizar a horta assim como participar ativamente nas tarefas de cultivo e manutenção da rega (rega, limpeza do terreno, fertilizar, cultivar, …).
Semanalmente haverão três grupos:
1º grupo- alunos do 3º ciclo (Ensino Especial)
2º grupo-alunos do Clube da Ciência
3º grupo- alunos do Clube Eco-Escolas
Cada grupo ficará responsável por diferentes tarefas consoante a necessidade da altura: poderá ser preparação do solo, fertilização (compostagem), plantar ou semear, regar, eliminar ervas daninhas, monitorização de pragas e doenças.
Todas as tarefas realizadas serão devidamente registadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é um aspeto fundamental para o sucesso deste projeto. Em primeiro lugar é feita a limpeza do terreno, removendo todas as pedras e ramos ou outro tipo de material que possa prejudicar a plantação. A remoção é realizada pelos alunos. A terra deve ser o mais fértil possível e fresca mas, ao mesmo tempo, perfeitamente arejável.
Inicialmente, e para ajudar nesta tarefa, será uma pessoa residente em Pegões a lavrar o solo com um trator, por indisponibilidade da Junta de Freguesia. Posteriormente, serão os alunos, com o auxílio de uma funcionária que, com o auxílio de enxadas e sachos farão a manutenção da horta.
A fertilização que irá ser efetuada será uma fertilização orgânica, uma vez que é o tipo de fertilização mais adequada a utilizar na implementação de uma horta biológica. Desta forma, irá ser realizada compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O processo da compostagem é feito num compostor.
Os materiais orgânicos a utilizar serão os resíduos provenientes do refeitório e bar da Escola, tais como restos de hortaliça e cascas de fruta, e borras de café recolhidas do bar e também trazidas pelos alunos. O processo da compostagem está a cargo dos alunos do Clube Eco-Escolas, que todas as quintas-feiras fazem a pesagem das borras de café bem como a recolha dos resíduos orgânicos existentes nesse local para o compostor que está na zona exterior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Plantas aromáticas: coentros, salsa, hortelã, alecrim
- Plantas hortícolas: alface, couve, cenoura, courgette, pimentos, abóbora, rabanetes, tomate, favas, feijão verde, melancia.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A frequência da rega dependerá da humidade da própria terra e do clima (temperatura, humidade, precipitação) e será tanto mais frequente quanto mais quente e seco for o tempo. Preferencialmente, e tanto quanto for possível, iremos efetuar as regas de manhã, com o sol ainda baixo. Iremos ter em atenção que nem todas as plantas têm a mesma exigência em humidade. O tipo de rega a utilizar é a rega manual com o auxílio de um regador ou rega por sulco com o auxílio de uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização será realizada pelos alunos, semanalmente, onde irão:
- observar as plantas e verificar se apresentam sintomas de algum problema;
- eliminar as partes doentes das plantas e retirar as plantas infestantes.
Como medidas preventivas, que permitem o controlo e combate de doenças, pragas e infestantes serão utilizadas:
- proteções físicas como redes, espantalho ou outros para evitar pássaros e roedores;
- cobertura do solo com palha, ou outros materiais orgânicos por forma a dificultar o desenvolvimento de ervas infestantes, evitando a evaporação e fornecendo matéria orgânica por decomposição.
Em caso da existência de pragas e doenças serão utilizados meios de luta físicos (utilização de armadilhas específicas), como por exemplo fazer armadilhas com água em recipientes amarelos ou cartões amarelos pegajosos, regar com mangueira em jato forte, utilizar pasta de farinha e gordura nas plantas, cinzas peneiradas ou água e sabão no solo, perto das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: