Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Inicialmente o espaço da nossa horta era em pneus e ocupava cerca de 2 metros quadrados. Este ano, foi alargada e mede aproximadamente 22 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

34

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Através das culturas feitas, as crianças aprendem a cuidar da natureza e a experimentar novos alimentos.
Ao longo do ano são publicadas notícias na página do Agrupamento e no Jornal local.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pelas professoras/educadoras, auxiliares e alunos das salas 2 e 3, rotativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Autarquia fez a limpeza, ampliação e vedação do espaço da horta. Posteriormente as educadoras, auxiliares e alunos das salas 2 e 3, fizeram os canteiros e distribuíram as plantas no respetivo espaço.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com o aproveitamento de restos da cantina, principalmente cascas de frutas e legumes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, cebolo, brócolo, tomate, pepino, curgete, morango, salsa, coentro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Serão utilizados na confeção de comida na cantina da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita duas vezes por semana, pelas turmas envolvidas, alternadamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na altura da rega, é feita a verificação de pragas. Até ao momento não existem pragas na nossa horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - Sempre que os alunos vão à horta realizam aprendizagens. Desde a preparação do terreno, plantação, rega...as crianças aprendem os procedimentos e cuidados necessários para as plantas se desenvolverem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: