Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 Bairro de S. Miguel (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há quatro anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

371

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A participação é variável consoante a necessidade e a época do ano. Ajuda na preparação do terreno, recolha e fornecimento de sementes, ajuda na plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Envolvimento de alguns avôs.
Conhecimento de várias técnicas, melhor conhecimento da agricultura biológica, conhecimento sobre o processo de compostagem, melhor conhecimento prático sobre a importância da vida no solo, melhor capacidade de valorização dos alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um canteiro de que é responsável. Um professor tem 5 horas por semana para trabalhar na horta com grupos de alunos rotativamente nos vários canteiros. Os professores de cada turma organizam grupos que se deslocam à horta quando têm apoio na sala de aula par os restantes alunos. Foi criado um caderno de campo em que cada grupo regista a data, o nome dos alunos que trabalharam na horta, as tarefas realizadas e as observações feitas sobre o estado da horta. Para os alunos mais velhos é o professor que regista com base nas observações dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita cobertura de solos para evitar o crescimento de ervas daninhas. Apenas é mobilizado o solo quando há necessidade de incorporar composto. O composto é integralmente produzido pela escola em dois compostores onde são colocados restos de vegetais da cozinha, dos lanches e da própria horta. respeita-se o ciclo total de crescimento de algumas plantas para recolher sementes para futuras sementeiras e plantações. AS novas plantações são feitas nos locais deixados pela plantas já colhidas. è feita a rotação de culturas, não plantando o mesmo tipo de planta no mesmo locak. São plantadas plantas com flor para atrair insetos polinizadores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é integralmente produzido pela escola em dois compostores onde são colocados restos de vegetais da cozinha, dos lanches e da própria horta. Os compostores têm uma abertura na parte inferior que permite tirar o composto pronto por baixo enquanto são introduzido novos materiais por cima. Todos os alunos conhecem o processo há mais de um ano. Alguns trazem de casa restos de vegetais enviados pela família, com base numa campanha do ano anterior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas instaladas:
Couves (couve roxa, couve portuguesa, brócolos)
Cenouras
Alfaces (alface frisada, alface vermelha)
Aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho comum, tomilho limão, hortelã comum, hortelã da ribeira, hortelã pimenta
Cebolas
Alhos: alho comum e alho francês
Batatas
Nabos
Feijão
Milho de pipocas
Beterrabas
Meão, melancia
Curgetes
Abóboras
Espinafres
Morangueiros
Flores: Calêndulas, Equináceas, Girassóis, Cravos Túnicos e mistura de flores para borboletas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

hortelâ - 50 molhos
couve - 75 molhos
rabanetes - 60
alfaces - 30
favas - apox. 2Kg
cebolas - 40
espinafres - 25 molhos
Estão plantadas: ainda sem colheita: 30 tomateiros, 40 pimenteiros, feijão, cenouras, 20 morangueiros, 2 phisalys, 30 alfaces, salsa, coentros, 20 abóboras, 10 curgetes, 50 cebolas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são divididos pelos alunos que levam para casa. Alguns produtos são consumidos na própria sala de aula.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada nas horas de menor calor (nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde). Cada turma é responsável pela rega do seu canteiro. Os alunos de cada turma vão rotativamente (dois a dois) executando esta tarefa. Todas as tarefas, incluindo a rega, são registadas no "caderno de campo".

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim
Cada turma é responsável por organizar equipas de dois ou três alunos que têm a tarefa de observar registar e reportar as pragas e doenças que observam. Todas as observações são registadas no caderno de campo. Semanalmente é feito em cada turma o balanço das observações e decidida a intervenção em relação à situação observada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgões - combatida com uma solução de água e sabão e naturalmente pelas joaninhas que existem em abundância na horta.
Lesmas e caracóis - apanhados à mão e abandonados fora da escola no jardim que existe no outro lado da rua.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Desenho da planta / croquis da horta
Os alunos em grupos de 5 fizeram plantas da horta, num trabalho interdisciplinar nas áreas de expressão plástica, matemática e estudo do meio ( alunos de 3º e 4º ano).
Foi feita a medição dos canteiros, a sua localização e a sua transposição para a folha na escala 1:100. Cada aluno usou uma prancheta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sementeiras plantações colheitas e manutenção da horta.
Estas atividades foram recorrentes ao longo do ano, havendo uma calendarização em que o professor responsável pela horta (professor sem componente letiva), articulou com os professores das diversas turmas a deslocação de grupos de alunos das diversas turmas à horta para fazer tarefas necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento e progresso da horta: sementeiras, manutenção, colheitas, observação e registo etc. Em cada deslocação foram formados grupos de 4, 5 ou 6 alunos, de modo a que seja fácil a combinação e articulação de tarefas tendo em conta o espaço disponível (canteiro). cada canteiro tem a sua "história" que se desenvolve ao longo do ano e fo registada no "caderno de campo (pequeno bloco do tamanho de uma mão que pode facilmente ser usado por um aluno para registar) Dos alunos que se deslocaram em cada grupo, um tem a missão de registar sempre as tarefas desenvolvidas nesse dia / atividade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

plantação de árvores de fruto
Por decisão do primeiro Conselho Eco escolas, foram plantadas na escola na zona imediatamente anexa à horta 16 árvores de fruto: macieiras, cerejeira, pereiras, pessegueiros, nectarinas, nespereiras, marmeleiro, ameixeiras, videiras, e figueiras, dentro de alguns canteiros da horta foram plantadas outras plantas aromáticas (tomilho, oregão, salvia, lucia lima, hortelã, funcho) e alguns arbustos de pequenos frutos: phisalys, framboesa, morangos e mirtilos.
Cada turma tem uma árvore da qual é responsável. cada canteiro tem pelo menos uma planta aromática e/ou de pequenos frutos. Todas plantações foram registadas e estão a ser monitorizado o seu crescimento e desenvolvimento. Algumas plantações tiveram a colaboração dos encarregados de educação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O terreno da horta não é de boa qualidade. Tem sido feito um trabalho contínuo com vista ao seu melhoramento, através da incorporação de composto, produzido na própria escola em dois compostores, nos quais são reciclados todos os tipos de verdes e e restos de alimentos que podem se compostados. Estes é um trabalho contínuo e lento, notando-se algumas melhorias no desempenho do solo.
Este ano foi feita a expansão da horta para uma segunda zona, nunca antes utilizada, onde secomeçou do zero, com a colaboração da Associação de pais. Estas duas parcelas, em áreas distintas servem também de comparação de procedimentos e resultados. esta nova zona tem uma área idêntica à zona já anteriormente utilizada.

15.1. Link para a página da horta: