Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 Bairro de S. Miguel (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há quatro anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

371

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A participação é variável consoante a necessidade e a época do ano. Ajuda na preparação do terreno, recolha e fornecimento de sementes, ajuda na plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Envolvimento de alguns avôs.
Conhecimento de várias técnicas, melhor conhecimento da agricultura biológica, conhecimento sobre o processo de compostagem, melhor conhecimento prático sobre a importância da vida no solo, melhor capacidade de valorização dos alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um canteiro de que é responsável. Um professor tem 5 horas por semana para trabalhar na horta com grupos de alunos rotativamente nos vários canteiros. Os professores de cada turma organizam grupos que se deslocam à horta quando têm apoio na sala de aula par os restantes alunos. Foi criado um caderno de campo em que cada grupo regista a data, o nome dos alunos que trabalharam na horta, as tarefas realizadas e as observações feitas sobre o estado da horta. Para os alunos mais velhos é o professor que regista com base nas observações dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita cobertura de solos para evitar o crescimento de ervas daninhas. Apenas é mobilizado o solo quando há necessidade de incorporar composto. O composto é integralmente produzido pela escola em dois compostores onde são colocados restos de vegetais da cozinha, dos lanches e da própria horta. respeita-se o ciclo total de crescimento de algumas plantas para recolher sementes para futuras sementeiras e plantações. AS novas plantações são feitas nos locais deixados pela plantas já colhidas. è feita a rotação de culturas, não plantando o mesmo tipo de planta no mesmo locak. São plantadas plantas com flor para atrair insetos polinizadores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é integralmente produzido pela escola em dois compostores onde são colocados restos de vegetais da cozinha, dos lanches e da própria horta. Os compostores têm uma abertura na parte inferior que permite tirar o composto pronto por baixo enquanto são introduzido novos materiais por cima. Todos os alunos conhecem o processo há mais de um ano. Alguns trazem de casa restos de vegetais enviados pela família, com base numa campanha do ano anterior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas instaladas:
Couves (couve roxa, couve portuguesa, brócolos)
Cenouras
Alfaces (alface frisada, alface vermelha)
Aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho comum, tomilho limão, hortelã comum, hortelã da ribeira, hortelã pimenta
Cebolas
Alhos: alho comum e alho francês
Batatas
Nabos
Feijão
Milho de pipocas
Beterrabas
Meão, melancia
Curgetes
Abóboras
Espinafres
Morangueiros
Flores: Calêndulas, Equináceas, Girassóis, Cravos Túnicos e mistura de flores para borboletas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: