Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI Monte Redondo (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2/3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/ Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

49

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Depois dos produtos serem colhidos, são vendidos aos familiares dos alunos. O dinheiro obtido reverte a favor da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- A horta localiza-se no recreio dos alunos, por isso diariamente observam e comentam o progresso/crescimento das plantas.
- Os alunos preocupam-se em cuidar e regar a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada por professores e funcionários que se organizam com as turmas de maneira a que semanalmente a horta seja regada e cuidada (identificação e retirada de ervas daninhas).

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a colaboração de funcionários da autarquia e uma funcionária da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces (lisa e frisada), alho-francês, couve lombarda, cenouras, couve-galega, cebola, favas, ervilhas, brócolos, couve-flor, nabo roxo, couve de Bruxelas, couve-coração.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda dos produtos na comunidade

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Semanalmente em grupo de turma.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: