Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 1986

2. Área aproximada da horta (m²):

Área total aproximadamente 4000m2. A horta pedagógica cultivada pelos alunos tem aproximadamente 300m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação tecnológica, formação prática em contexto de trabalho, ocupacional, Cidadania e EPS.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta tem um impacto muito positivo na escola, pois permite o contacto direto com a terra, e o saber fazer, permite a aquisição de conhecimentos sobre a agricultura familiar e sustentável. Os produtos obtidos são utilizados na cozinha para confeção de sopas e saladas para os alunos que diariamente participam e cultivam a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos que a frequentam, sempre com o acompanhamento dos professores. As tarefas são distribuídas por todos os alunos que compõem as turmas.
A horta pedagógica está dividida por cada turma, todos os alunos cultivam o seu espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com recurso a um motocultivador, devido a dimensão da horta. Ao longo do ano é feita a mobilização manual, de forma a conservar o solo e diminuir a erosão. A limpeza de infestantes é feita manualmente pelos alunos e a fertilização é feita com o enterramento das infestantes e com composto obtido no nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos das culturas, corte do relvado dos jardins da escola, restos de cascas da cozinha, ramos secos e folhas secas. Tudo com material orgânico da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano são plantadas/semeadas várias culturas, uma vez que na nossa região não temos um inverno rigoroso. Todas as culturas instaladas são de sequeiro.
Rúcula/ acelgas
couve/alface
beterraba/aipo
Feijão/milho
cenoura/feijão

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ao longo do ano são colhidos aproximadamente 80 kg de produtos hortícolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Muitos dos produtos são vendidos por um preço simbólico na escola, outros são levados para a cozinha para confecionar saladas e sopas, também são utilizados nas aulas práticas do curso de cozinha.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ao longo do ano não é feita a rega. No mês de junho é utilizada a água que foi armazenada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização das pragas e doenças, através de observação direta. A monitorização faz-se diariamente, pois os alunos todos os dias frequentam a horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano verificamos a presença de lagarta da couve (Pieris brassicae). O combate foi feito manualmente.
também temos o problema do pombo, pois este está sempre atento as brassicaceas. A forma de combate foi a colocação de rede anti pássaro.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: