Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EBI de Colmeias (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

145

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Físico-química, Inglês, Português, Cidadania e Desenvolvimento e Clube de Ciência Viva na Escola.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40 alunos envolvidos semanalmente nos trabalhos da horta, e pontualmente foram realizadas atividades com mais 250 alunos, totalizando cerca de 350 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a participar partilhando conhecimentos e materiais. Destacamos o contributo das famílias para a realização da Feira dos Produtos da Terra, o workshop de pão dinamizado por uma avó e uma mãe e ainda a troca e a partilha de sementes que permitiram enriquecer o nosso Banco de Sementes, que conta já com 64 espécies diferentes. Foi muito gratificante verificar que, neste curto espaço de tempo, conseguimos incentivar alguns alunos a criar com as suas famílias pequenas hortas e que, com alguma frequência, nos pedem ajuda para fazer uma gestão sustentável das suas hortas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consideramos que os benefícios da implementação da horta têm sido muitos, dos quais destacamos: -o interesse e curiosidade dos alunos;
-a promoção do trabalho de equipa e da cidadania ativa;
- a partilha de conhecimentos entre os alunos dos diferentes anos de escolaridade com a realização de algumas sessões de articulação;
- estabelecimento de parcerias com outros projetos com ideologias semelhantes- cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilhar excedentes;
-o envolvimento com a comunidade local nomeadamente para participação da "Feira da Memória";
-a partilha de excedentes, realizada por três vezes, fomentando o espírito de solidariedade;
-a sensibilização da comunidade para a importância de uma produção agrícola mais saudável e sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias um professor faz a manutenção do espaço da horta com a colaboração dos alunos que espontaneamente se voluntariam para ajudar nos tempos livres. A nossa horta é um espaço aberto que permite a circulação dos alunos e, por isso, muitas vezes são os próprios alunos que vão alertando para as necessidades e realizando, de forma autónoma, alguns trabalhos mais simples.
Por vezes são também realizadas atividades de aprendizagem não formal / Cidadania Ativa no horário letivo dos alunos, nomeadamente na disciplina de Ciências Naturais cujos conteúdos se enquadram nos trabalhos e dinâmicas realizados na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo do espaço onde foi instalada a horta não tem condições favoráveis para o desenvolvimento das culturas, é muito difícil de trabalhar, tem muitas pedras e resíduos de obras, por isso optámos por criar canteiros e camas elevadas. Desta forma conseguimos criar estruturas permanentes utilizando alguns restos de podas de árvores, solo retirado de escavações de uma obra realizada no Jardim de Infância ao qual adicionámos estrume disponibilizado por produtores locais e nossos parceiros. Desta forma conseguimos criar estruturas férteis sem mobilização do solo. As camas elevadas foram cobertas com palha para ajudar a manter a humidade, evitar a erosão do solo e o desenvolvimento de infestantes e aumentar o teor de matéria orgânica.
Até ao momento foram criadas 9 camas elevadas/canteiros mas estão previstos pelo menos mais 6.
Um dos canteiros apresenta um design de espiral de forma a criar uma espiral de ervas aromáticas, que permitiu a criação de diferentes condições para as diferentes exigências destas plantas

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada a compostagem e a vermicompostagem.
Para estes processos são utilizados resíduos do próprio espaço da horta, o fim de algumas culturas servem de composto para as culturas seguintes, resíduos da cozinha e do bar. Neste processo é tido o cuidado de alternar sucessivamente as camadas de material castanho e verde. Na compostagem os materiais castanhos são essencialmente folhas secas das árvores da escola e palha. Na vermicompostagem para além das folhas secas e da palha também tem sido utilizado algum papel sem impressões/tintas.
No processo de vermicompostagem os resultados têm sido francamente positivos uma vez que o processo de compostagem se revela muito rápido, a reprodução das minhocas também é notória e o composto líquido (Chorume) recolhido da atividade das minhocas tem sido utilizado na fertilização das culturas.
Recorremos ainda à maceração das urtigas, durante vários dias, para produzir o Chorume que utilizamos como inseticida ou como fertilizante, variando as concentrações.
Fomentamos também a adubação semeando leguminosas (favas) capazes de reciclar os nutrientes presentes em camadas profundas do solo ou na atmosfera, tornando o solo mais fértil e mais produtivo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas têm sido desenvolvidas em consociações de forma a rentabilizar os espaços disponíveis e favorecer os benefícios das associações. Até ao momento foram instaladas as seguintes consociações:
-Alface / Cebola / Beterraba
-Milho / Abóbora
-Tomate / Manjericão / Brócolo
-Favas / Acelgas / Espinafres
-Cenouras / Pimento
-Batata Doce / Feijão
-Couve / Rabanetes /Alho-francês
-Nabo / Nabiça
- Espiral de ervas aromáticas,
-canteiro de polinizadores.
Em todos os canteiros foram colocadas plantas com flor como os cravos-túnicos que ajudam a proteger as nossas culturas do ataque de insetos.
Em toda a extensão da horta foi criada uma bordadura com plantas amigas dos polinizadores (zinias, cosmos, papoila, borragem, folhado, alecrim, entre outras).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data colhemos: alfaces, favas, cebolas, ervas aromáticas como coentro, salsa, orégão e alecrim, num total de cerca de 8 Kg. A nossa horta é ainda muito recente e o primeiro período foi dedicado à preparação do espaço, por isso as culturas foram iniciadas apenas no 2.º período. Alguns produtos serão só colhidos no final do ano letivo como couves, feijão, tomate, pimento, ou início do próximo ano letivo como por exemplo as abóboras.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uma vez que a nossa horta se rege por princípios de permacultura fomentamos também o espírito de solidariedade e, por isso, os produtos colhidos são partilhados na escola e os interessados dão, se assim o entenderem, um donativo que ajuda nas despesas da horta. As pessoas têm sido muito generosas. Também participámos na Feira de Produtos da Terra, integrada nas atividades da Semana da Alimentação, em articulação com o projeto PES. Este ano também já estivemos na Feira da Memória (mercado local).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos as águas pluviais que guardamos em bidons para rega das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente é feita a observação do aspeto das plantas, nomeadamente das folhas, para identificar precocemente possíveis pragas e doenças. A remoção de folhas afetadas a proteção do solo e a atração de insetos polinizadores, com a construção de um hotel de insetos e a sementeira de plantas com flor, ajudaram a combater as pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O pulgão atacou em grande quantidade as nossas faveiras. Estes foram combatidos, mas com alguma dificuldade recorrendo ao chorume de urtiga e a atração de joaninhas semeando plantas por elas preferidas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Polinizadores em ação:
Uma vez que a maioria das nossas culturas depende de polinizadores em algum momento do seu ciclo de vida, desenvolvemos esforços para criar condições favoráveis para estes seres se instalarem no espaço da nossa horta. Assim a nossa horta é também um jardim.
Foi construído um hotel de insetos para atrair insetos polinizadores e insetos auxiliares que atuam no controle biológico de pragas prejudiciais às plantas. Este espaço oferece abrigo, local para hibernação ou reprodução de diferentes espécies como por exemplo abelhas solitárias, cujos ninhos já são visíveis.
Criámos também em torno do hotel um canteiro com plantas nativas fontes diversas de néctar, pólen.
Integrámos também as atividades do projeto “Escolas Amigas dos Polinizadores” em articulação com a Quercus e o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira dos Produtos da Terra /Feira da Memória:
Inserida nas atividades da Semana da Alimentação, o átrio da nossa escola é transformado no mercado local. Neste dia todos são convidados a partilhar os produtos das suas hortas (ervas aromáticas, couves, alfaces, feijão, grão, batatas, cebolas, abóboras, fruta, …) e/ou a adquirir produtos da época, caseiros, saudáveis e sustentáveis. Este ano os produtos doados permitiram fazer um grande mercado e uma grande venda. O valor conseguido nas vendas foi entregue a uma associação local que ajuda as famílias desfavorecidas da nossa comunidade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Permacultura, um laboratório vivo e uma sala de aula:
O nosso espaço de horta é trabalhado seguindo os pilares e princípios da permacultura, procurando fomentar a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. Assim, neste espaço estão criadas as condições para serem realizadas aulas no exterior com atividades práticas muito significativas. Destacamos os momentos “Histórias com ciência” dinamizados por alunos do 8.º e 9.º ano para os alunos do pré-escolar e “Ciência Fora de Portas” dinamizado por alunos do 8.º ano para todos os alunos do 4.º ano do nosso agrupamento. Nestas atividades é sempre feita uma visita e explicação dos espaços da horta, realçando a sua biodiversidade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este foi o nosso primeiro ano de implementação da horta que exigiu um grande esforço para a criação das condições necessárias incluindo a limpeza do espaço, a criação dos canteiros e camas elevadas, da charca e a construção da casa de abrigo para apoio aos trabalhos da horta.
Realçamos o elevado número de parcerias que conseguimos estabelecer e que se têm revelado uma mais valia. Realçamos também o recurso educativo em que este espaço se tornou permitindo a realização de inúmeras atividades letivas.
Foram desenvolvidas várias atividades paralelas aos trabalhos da horta: percurso pedestre “Chamar as plantas” para identificação das espécies instaladas; plantação de árvores autóctones promovendo a criação de uma agrofloresta, criação de um banco de sementes, cultura de cogumelos, laboratório de micologia e criação e manutenção de uma pequena Charca. Estão ainda previstas, para este ano letivo, outras atividades como o workshop “Apicultura e biodiversidade – plantas, abelha e nós!”, o workshop de cianotipia “Natureza Inspiradora” e a construção de comedores para pássaros.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/ccvne_aecolmeias/?img_index=1#