Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há alguns anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Trabalho transversal ao desenvolvimento curricular.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a aquisição de algumas sementes e também no trabalho na horta de pais ou familiares com experiência. .

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As turmas que trabalham na horta, colhem os produtos e levam-nos para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada pelas turmas que dinamizam a horta, repartindo as tarefas dentro do núcleo interno. Os alunos são responsáveis pela manutenção do seu espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente, contamos com a colaboração do munícipio, na limpeza e preparação do terreno. A fertilização do solo tem sido feita com composto natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de frutas e vegetais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebola, morangos, rabanetes, alfaces...
Diferentes tipos de flores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não tem sido quantificado.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são divididos pelos alunos que participam na gestão da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é, por norma, feita de manhã, às 9h.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Tem-se acompanhado, mas neste ano letivo não foi necessário nenhum tipo de medida.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Trabalho na horta com crianças com necessidades especificas de aprendizagem, de modo a tornar o processo de aprendizagem mais motivador e mais significativo para as crianças, aprendendo também a funcionalidade da vida.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de diferentes culturas.
Uma das turmas que participa na horta tem feito um trabalho de cultivo contínuo, que permite observar o processo de crescimento das várias plantas e os diferentes processos pelos quais passam.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: