Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Social Padre José Kentenich (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente à cerca de 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Neste momento optamos por fazer com canteiros construídos com paletes.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1 Educadora | 2 AAE

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo de acordo com as OCPE

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Para além de terem sido envolvidos na construção dos canteiros são convidados semanalmente por grupos a retirar as ervas daninhas que vão nascendo à volta dos nossos cultivos, a trazerem as plantas ou sementes da época para que sejam posteriormente, plantados ou semeados pelas nossas crianças.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O maior impacto é a observação quer por parte das crianças como adultos verem a germinação do que é colocado nos canteiros bem como, o apanhar dos cultivos que são aproveitados na confeção das refeições das nossas crianças.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por semana está planeado o grupo de crianças trabalharem no projeto Eco - escolas mais concretamente na nossa horta sendo a organização das tarefas organizadas de acordo com as necessidades da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Relativamente à limpeza, esta para além de os Encarregados de Educação se terem organizado por grupos em virem ver se há a necessidade de vir retirar as ervas também existe a consciência das crianças quando se encontram a brincar no exterior de verem se os canteiros precisam da sua intervenção.
Quanto à fertilização esta será feita recorrendo à compostagem que estamos a construir para esse mesmo objetivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Está previsto para inicio do mês de março a construção de caixas de compostagem

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É armazenada em garrafões de agua que são pedidos aos Encarregados de Educação para se utilizar nos dias secos e principalmente no Verão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação continua feita pelas crianças, adultos e pais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A forma de como a nossa horta foi construída (canteiros), permite às crianças outra forma de envolvimento na mesma.

15.1. Link para a página da horta: