Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Temos uma horta, com cerca de 2m por 2m. O presidente da Junta de Freguesia de Serpins cedeu ao JI uma porção de terreno junto ao Jardim de Infância, é com este espaço de horta que concorremos ao desafio Horta Bio.

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem 9m por 5m, mais ou menos 45m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Transversal a todas as Áreas de Conteúdo das OCEPE

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas a participar em todas as fases:
- colaborando na preparação do terreno, lavrando a terra com trator, envolvendo o composto que produzimos no Jardim de Infância, para onde canalizamos todas as folhas secas que recolhemos, no outono, das árvores do nosso Jardim, assim como todos os resíduos verdes do refeitório, casacas de ovo e casacas de frutas, participando nas plantações, organização e arranjo do solo;
- contribuindo com sementes e plantas;
- participando nas "Feiras do Jardim" adquirindo os hortícolas produzidos, sendo esse dinheiro canalizado para o enriquecimento do material lúdico/didático do Jardim;
- contribuindo com materiais necessários ao desenvolvimento da atividade na horta, sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nas crianças:
- Promove o conhecimento dos variados legumes;
- Promove o conhecimento da constituição das plantas;
- Promove o acompanhamento e desenvolvimento das plantas;
- Promove o incentivo do desenvolvimento de uma agricultura sustentável e biológica;
- Promove o consumo de futas e legumes, ou seja, de uma alimentação saudável.

Na comunidade:
- Promove a colaboração de toda a comunidade educativa, nas diferentes fases de implementação e desenvolvimento da horta.
- Sensibilização para a agricultura biológica e valorização dos produtos locais.
- Promove o convívio saudável entre as famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As educadoras e as assistentes operacionais organizam a manutenção e repartição de tarefas, as crianças dos dois grupos são sempre envolvidas em todo o processo. Com supervisão e apoio dos adultos, as crianças, participam na recolha dos resíduos de verdes, cascas de fruta, cascas de ovos, folhas secas das árvores do Jardim de Infância, entre outros, que colocam no compostor. Em todas as tarefas relacionadas com a horta, as crianças são envolvidas de forma ativa e participada. Por rotina é constituído um grupo com crianças dos dois grupos, que de forma rotativa desempenham todas as tarefas necessárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o terreno foi lavrado com um trator, de um familiar das crianças, tendo sido utilizado o composto obtido no nosso compostor, de modo a fertilizar o solo.
Após esta preparação do terreno e com o apoio de todo o pessoal envolvido e das crianças, fomos introduzindo as sementeiras e as plantações.
Tínhamos um compostor, a junta de freguesia ofereceu-nos mais dois, uma vez que temos árvores de folha caduca no Jardim de Infância e tínhamos necessidade de maior capacidade de armazenamento de resíduos para produção de composto. Produzimos composto com resíduos verdes do refeitório, com folhas secas das árvores do Jardim.
A limpeza da horta de ervas daninhas é feita com o envolvimento das crianças, dos adultos que as acompanham no Jardim de Infância, as famílias também são convidadas a participar sempre que necessário. O mesmo acontece nas plantações e renovação de produtos da Horta Bio

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Atualmente temos três compostores na horta, de modo a dar cobertura a todos os resíduos em presença. Utilizamos pequenos ramos secos de árvores, folhas secas de árvores, resíduos verdes separados no refeitório do Jardim, cascas de fruta, cascas de ovos, resíduos da própria horta, ...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, tomate, morangueiro, cebolas, favas, ervilhas, espinafres, ervas aromáticas, salsa, coentros, tomilho, cebolinho, alecrim, alfazema, rosmaninho,…)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10Kg de alface, 3Kg de grelos de couve, 2Kg de ervilhas, 3 kg de favas, 10Kg de cebola, 5Kg de couve, 2 Kg de espinafre, 5 raminhos de coentros, 10 raminhos de salsa. Ainda temos produtos em desenvolvimento: tomate, pimentos,...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria foi vendida em pequenas "Feiras no Jardim" às famílias das crianças, tendo o produto da venda revertido para aquisição de material lúdico/didático para o Jardim (essencialmente livros).
Outros entraram na confeção de sopas e saladas que as crianças degustaram no Jardim.
No dia da Família / Dia Eco Escolas celebrado no Jardim de Infância, foi confecionada sopa, utilizando legumes da horta e que foi servida às famílias e crianças que participaram no evento.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que chove não se rega a horta.
Temos um depósito para recolha da água da chuva, privilegiamos a sua utilização na rega.
Como este ano choveu bastante e com regularidade, não foi necessário regar a horta, somente o fizemos aquando das sementeiras e das novas plantações.
A rega é feita sempre no início da manhã de forma a rentabilizar melhor a absorção de água pelo terreno e pelas plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que se justifica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta:
- Constituição das plantas;
- Diferença entre semear e plantar;
- Compostagem;
- Rega. Quando regar: melhor altura do dia para regar; como regar.
- Manutenção da horta: recolha de ervas daninhas; novas plantações, ….
- Alimentação saudável e sustentável.
- Acompanhamento diário do desenvolvimento das diferentes plantas da horta, desde a germinação ao produto final.
- Utilização das sementes obtidas na horta para futuras sementeiras.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos:
- Sempre que houver legumes disponíveis para o fazer, envolvendo as crianças, pessoal docente e não docente assim como o pessoal da cozinha, que prepara as refeições das crianças.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira na escola:
- Venda de produtos às famílias, sempre que houver legumes disponíveis para o fazer, envolvendo as crianças, pessoal docente e não docente, incluindo monitoras das AAAF.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O envolvimento ativo das crianças que sempre se manifestaram motivadas para participar em todas as atividades relacionadas com a horta. Com as suas galochas calçadas, sempre muito alegres e felizes.
O forte envolvimento das famílias, da comunidade local e da Junta de Freguesia de Serpins. O saudável convívio nos momentos em que as famílias se juntavam para cuidar da Horta Bio.

15.1. Link para a página da horta: