Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Associação O Saltarico (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8

2. Área aproximada da horta (m²):

30m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

98

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Temos alguns voluntários que colaboram na preparação do terreno.
Na compra de alimentos excedentes após retirar o necessário para a nossa cozinha

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alimentação mais biológica
Maior interesse sobre os alimentos produzidos
Curiosidade em provar mais legumes
Cuidados a ter, inclusive com os nossos animais (cabras)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno é preparado por adultos (colaboradores e/ou voluntários) para que as crianças possam cavar para semear e plantar o ue é da época.
As 4 salas de pré escolar estipulam entre elas o que cada uma vai semear ou plantar. fazem visitas à horta separadamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo pelos adultos, são retiradas as pedras e revolvida a terra. As crianças tiram as ervas daninhas e cavam a terra com a ajuda dos adultos, obviamente, de modo a preparar para o plantio,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos vão essencialmente para a nossa cozinha.
o excedente vai para uma banca gerida pelas crianças e são adquiridos pelas famílias (donativo).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nas horas de menos calor. Durante o inverno recolhemos em jericans a água da chuva para depois ser aproveitada nas regas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim. Os adultos responsáveis vão verificando mensalmente todas as culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Cabras

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: