Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica do Prior Velho (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta foi criada no ano 2022, após obras na escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Sala 1, 2, 3 e 4 do Pré-escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias não estão diretamente/presencialmente envolvidas mas fazemos partilhas nos nossos grupos e, além de acompanhar, comentam e vivenciam as experiências connosco, comentando e elogiando o trabalho das crianças.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecer todo o processo, desde o semear até ao colher, incentivando a uma alimentação mais saudável e sustentável, através do cultivo de alimentos sem aditivos. Sentimos que as crianças comem melhor os alimentos provenientes da horta e vê-mo-los comer com satisfação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelas 4 salas de pré-escolar, num sistema rotativo, semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças e adultos das salas realizam a limpeza de ervas daninhas e observação dos alimentos plantados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Servem para confecionar saladas, sopas e outros pratos que as crianças sugerem, para serem degustados na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Choveu pouco por isso a maioria das vezes a rega foi realizada com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação das crianças e adultos, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de saladas com alface.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas: sopa de couve portuguesa, sopa de bróculos, sopa de alface, sopa de alho francês.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O cuidado diário, numa rotatividade semanal entre as 4 salas de J.I., onde as crianças retiram ervas daninhas e pedras, mexem na terra, regam, observam o crescimento, etc.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não temos um link. A partilha é efetuada nos grupos WhatsApp das quatro salas de jardim de infância e no facebook do Agrupamento de Escolas.