Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2017

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Somos um jardim de infância por isso não há disciplinas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

41

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na época das sementeiras pedimos a colaboração aos pais com o envio de sementes ou plantas para a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo do P.E. vai pelo menos uma vez por semana arrancar ervas daninhas, regar, apanhar legumes e frutos. Na reunião semanal de educadoras, as educadoras combinam os dias em que vão com os seus grupos cuidar da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez por semana arrancamos as ervas daninhas.
Na época das sementeiras colocamos terra nova em alguns canteiros. Esta terra vamos apanhar num terreno onde costumamos brinacr fora de portas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

cenouras, alfaces, nabo,morangos,salsa, abóboras,mangericão, cebolas, oregãos, e girassol.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São para consumo próprio.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamemto das águas pluviais, sempre que há. Quando acaba temos que usar a água da rede.
Na horta da joaninha tem um Bidon(recepiente para a água da chuva).
Quando vamos à horta da Joaninha regar utilizamos a água que está nesse bidon, retiramos com um balde que é a nossa medida e depois registamos numa tabela que está afuxda no hall do pré-escolar

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se encontra a presença de pragas, combatemos com produtos naturais. Nãofazemos de forma sistemática ,mas sim quando as detetamos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e formigas.
Para os caracóis usamos cascas de ovos e cinzas.
Para combater as formigas usamos uma solução feita à base de água e alho que depois borrifamos nas plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de saladas e acompanhamentos - Com alguns produtos recolhidos confecionamos algumas saladas e acompanhamentos para o nosso almoço.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Frequentemente vamos á horta e lá já aprendemos a semear e como se deve regar as plantas, ou como devemos conduzir a água para a rega.
Temos uma tabela mensal para o pré-escolar, que identifica o que cada grupo faz/ ou não faz na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: