Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Aljustrel (Aljustrel)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Mais de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

21

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio. Português, Matemática e Expressões Artísticas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

302

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam fornecendo sementes, palha e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Realiza-se, anualmente, na escola o Mercadinho de Outono, onde se comercializam produtos da horta frescos e derivados com a participação da comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelo jardineiro em colaboração com as professoras, auxiliares e alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro retiramos as ervas daninhas, em seguida remexemos o solo, adicionamos o composto e formamos os canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com ramos de árvore e folhas secas no fundo do compostor, depois colocamos os verdes: restos dos legumes, restos das frutas distribuídas ao lanche, cascas de ovos, borras de café e relva. Em seguida colocamos os secos: aparas de madeira, palha, folhas secas e um pouco de terra.
O procedimento é mexer diariamente e verificar a humidade do composto e ir renovando as camadas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolas com morangos.
Cebolas com morangos e batatas.
Alhos com couves.
Alfaces com couves.
Morangueiros com beringelas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couves das diferentes qualidades 35Kg
Beringelas 12Kg
Alfaces 9Kg
Favas 20Kg
Morangos 3Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos são distribuídos aos alunos para levarem para casa, outros são utilizados na escola, os restantes são vendidos a um preço simbólico no mercado mensal e o dinheiro é investido em material escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com o sistema gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita periodicamente. São utilizados produtos como: óleo Neem, extrato de ortiga e folhas de tabaco natural.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercado de outono é uma atividade de destaque, onde foram vendidos os produtos confecionados em sala de aula com produtos da horta, como por exemplo doce de abóbora, queques confecionados com as cenouras recolhidas na horta...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos realizam muitas atividades na horta, desde o retirar das ervas daninhas, preparação do solo, plantação e colheita de produtos, compostagem, medições, experiências relacionadas com o ambiente...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: