Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

22

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática, Estudo do Meio e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

470

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Reconhecimento dos plantas relacionadas com a nossa alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Distribuição de tarefas/manutenção por turma e dias.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente com moto enxada e posteriormente com enxada e ancinho.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com compostor doméstico e utilizando os "restos" do refeitório da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros; alfaces; couves; cenouras; alho-francês; feijoeiros; girassóis...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Colheita por realizar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, 12 em 12 dias, por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas de Estudo do Meio dos temas ligados às plantas; solos; poluição; Ciclo da Água...
O espaço-horta é utilizado regularmente pelas 17 turmas do 1º CEB e pelos 4 grupos do Pré-Escolar. A participação dos alunos é ativa na manutenção do espaço e no usufruto do mesmo no processo ensino-aprendizagem.
A comunidade educativa revela interesse pelo espaço e mostra-se mais desperta e sensibilizada para a temática.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Horta coletiva que permite uma partilha constante de responsabilidades e formação.

15.1. Link para a página da horta: