Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de Ranholas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2017 que existe horta na escola

2. Área aproximada da horta (m²):

Neste ano letivo a horta, está dividida por duas caixas de aproximadamente 2metro quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias trazem sementes, terra e compram os produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças observam e participam da produção e evolução dos produtos semeados. Colhem os produtos e consomem .

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as tardes, as crianças em pequenos grupos fazem a limpeza, tiram ervas daninhas e regam.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os avós do Martim levou estrume, o presidente da junta de freguesia doou terra , as crianças remexeram a terra .
Plantamos , alfaces, beterrabas, tomateiros, morangueiros, ervas aromáticas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros
Beterrabas
Alfaces
Tomateiros
Ervas Aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6 morangos
5 beterrabas
12 alfaces
20 tomates

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram enriquecer as saladas do almoço das crianças.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com uma mangueira nas maõs do adulto
As crianças regam com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foi feita uma observação periódica e não foram detetados pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A nossa escola sofreu uma intervenção no espaço exterior e só em finais de março por isso só iniciamos a horta muito tarde.
Mas houve muitos elementos envolvidos na nossa horta, a junta de freguesia que ofereceu a terra e produtos para p0lantar, as famílias que ofereceram estrume e sementes, a educadora que comprou ervas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: