Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta biológica, a que chamamos "Jardim de Aromas", existe há oito anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente, 50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam indiretamente, doando sementes ou plantas, que os alunos depois semeiam ou plantam na horta. Também participam doando cinzas, estrume de cavalo e cascas de ovos. este ano salienta-se a participação na entrega de garrafões de plástico, de 5 litros, para armazenamento da água da chuva.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos, das valências desde a educação pré-escolar ao 2.º ciclo, continuam a manifestar interesse pela horta biológica, sendo mais notório nos alunos da educação pré-escolar 4 e 5 anos, e nos alunos do 2.º ciclo, do 5.º ano. Partilham que lhes dá prazer estarem na horta e que deveria haver, no horário, uma tarde para esta atividade. A divulgação de pequenos vídeos e fotografias continua a merecer interesse pelos pais e alunos, quando divulgados nos conselhos eco escolas. Os alunos do 2.º Ciclo, que frequentam o Clube Jardim de Aromas, responsáveis pela manutenção da horta, semanalmente revelam um enorme entusiasmos por puderem colher produtos da horta e oferecê-los a um dos funcionários do Colégio (Desde a Diretora Pedagógica ao técnico da oficina).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano, o espaço da horta foi dividido em três parcelas, uma atribuída aos alunos do Clube Jardim de Aromas, do 2.º e 3.º ciclos, outra atribuída aos alunos da educação pré-escolar (turmas dos 4 e 5 anos), e outra atribuída aos alunos do 1.º Ciclo. Cada parcela ficou ao cuidado do grupo a que foi atribuído, tendo como principais responsáveis os professores respetivos. Durante todo o ano a manutenção geral da horta esteve a cargo da professora coordenadora do Jardim de Aromas e dos alunos participantes no clube, havendo um trabalho semanal. As principais tarefas feitas foram cavar, retirar ervas, semear, plantar, monitorizar o aparecimento de ervas daninhas, de animais parasitas e de pragas, regar e recolher.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Em setembro e outubro – cavar e arar o solo, para retirar ervas de plantas anteriores, e também de invasoras, e também para arejamento do solo que tem características um pouco argilosas. Adubar com matéria orgânica, estrume de cavalo e matéria do compostor, para fortalecer o solo.
- De novembro até junho – semanalmente, os alunos do Clube Jardim de Aromas começam por percorrer todo o espaço e recolher todos os plásticos e outros resíduos não orgânicos que encontram. Devido à ação do vento encontravam-se sempre plásticos, que são recolhidos e colocados no ecoponto amarelo. Após esta limpeza, um grupo de alunos fica responsável por localizar e arrancar ervas daninhas que podem competir com as plantas da horta. Essas ervas daninhas e outros resíduos orgânicos, como cascas de bananas ou restos de frutas, foram encaminhados para o compostor. Um grupo de alunos, semanalmente, também fica responsável por procurar caracóis e outros animais que possam prejudicar as culturas.
A mobilização do solo (cavar e arar) é feita com alfaias simples – enxadas, sachos e ancinhos – passando esta tarefa por todos os alunos envolvidos, sendo uma atividade de grande sucesso mesmo com os alunos mais pequenos. As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a orientação da professora coordenadora do Jardim de Aromas.
Não são usados quaisquer produtos químicos prejudiciais, de acordo com as regras da agricultura biológica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi sempre feita compostagem a céu aberto e em dois compostores. Um já existia e outro foi adquirido este ano, em parceria com a “Valorlis”. A céu aberto, junto ao espaço da horta, são colocados restos de plantas que são retiradas da horta e que são demasiado grandes para o compostor, como por exemplo caules das couves-galegas.
No compostor mais antigo são feitas camadas de diferentes materiais (folhas secas que são retirados da horta e da zona de árvores junto à horta, intercalados com restos de plantas de maior porte que vão crescendo na horta e na zona circundante.
O segundo compostor ficou reservado para uma compostagem mais específica, procurando desenvolver hábitos desta prática nos alunos do 1.º ciclo. Neste segundo compostor foram colocadas folhas secas, recolhidas pelos alunos do 1.º ciclo, e foram colocadas, a cada recreio, os restos orgânicos dos seus lanches (essencialmente cascas ou restos de fruta).
As condições adequadas de humidade foram mais difíceis de manter.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Permanentemente - Couve galega; hortelã; salsa; cidreira.

Sazonalmente - batata; batata-doce; couve portuguesa; brócolos; alface; alho francês; espinafres; cenoura; coentros; favas; ervilhas; cebolas; chuchu; abóboras; cravos túnicos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos recolhidos não são em grande quantidade e sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio, como depósito emocional.
No presente ano letivo foram recolhidos (valores aproximados):
1 kg de brócolos; 4 kg de alfaces; 2 kg de batata vermelha; 4 kg de couve portuguesa; 1 kg de alho francês; 1 kg de espinafres; 500 gr de hortelã; 500 gramas de fisálias; 5 kg de favas; 1 kg de ervilhas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Tal como nos anos anteriores, os produtos recolhidos não são em grande quantidade e sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio, como depósito emocional.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva recolhida tem sido, até ao momento, suficiente para a rega da totalidade dos produtos da horta. Tem-se conseguido fazer uma melhor gestão, pois foi feito um maior armazenamento de água, armazenando nos dois reservatórios maiores (250 litros e 100 litros) e armazenando em garrafões de 5 litros, oferecidos pelas famílias. Apenas se tem regado nos dias de maior calor e ao final do dia. Não é utilizada outra água, se não a da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feita monitorização semanal. Um grupo de alunos e a professora coordenadora é responsável por verificar a existência de caracóis, de lagartas e de pulgões, e de tentar retirá-los.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis e lagartas surgiram numa determinada altura do ano, tendo depois diminuído muito a sua ocorrência, principalmente devido à seca. Verificou-se a destruição de algumas couves e alfaces por estes animais. Os caracóis foram retirados por mão humana. Com a falta de água, verificaram-se também muitas formigas. Fez-se um chorume de ortigas na tentativa de as afastar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Decorreram aulas na horta para alunos da educação pré-escolar, na atividade "Alfaces mágicas", na qual os alunos observaram sementes de alface, germinação de sementes e pequenas alfaces prontas para transplantação. Os alunos plantaram essas alfaces e depois, mais tarde, após o crescimento, vieram colhê-las e levaram-nas para o refeitório, para elaboração de uma salada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Decorreram em duas sessões sobre compostagem. Uma para montagem do compostor, esclarecimentos sobre compostagem e colocação da base orgânica no compostor, com folhas secas e pequenos ramos. Outra sessão para observação da evolução da matéria orgânica no compostor e esclarecimentos sobre compostagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A outra atividade significativa que envolve a horta biológica é o Clube Jardim de Aromas, dinamizado semanalmente, e motor responsável pela dinamização da horta. Participam, no Clube Jardim de Aromas, 37 alunos do 2.º ciclo, sendo o propósito essencial deste Clube desenvolver nos alunos competências para o reconhecimento da importância da agricultura biológica para a sustentabilidade do Planeta. Inerente a este importante objetivo procura desenvolver-se nos alunos competências de respeito pelos elementos da Natureza e estimular a curiosidade por tudo o que é vivo e para as diferentes formas de vida da fauna e flora que os rodeia. Ao longo do ano, os alunos envolvem-se em muitas e estimulantes atividades – observação de sementes e sementeiras, identificação de plantas invasoras, limpezas e manutenção da horta, observação semanal das plantas em crescimento, desenvolvimento das flores e dos frutos, colheitas e oferta dessas colheitas como agradecimento a funcionários, pelo seu trabalho diário. Este ano foi muito interessante verificar o grande envolvimento dos alunos na recolha da água da chuva usada agora para a rega. Há registo de momentos muito felizes e muito gratificantes no trabalho semanal neste clube.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O Clube Jardim de Aromas é um dos clubes que mais rapidamente esgota as suas inscrições no colégio, revelando que os alunos gostam do contacto com a natureza e querem aprender, com gosto, a mexer na terra.
Junto dos funcionários e pais há constantemente a curiosidade sobre o desenvolvimento de trabalhos na horta. Esta curiosidade vai sendo alimentada com a partilha de produtos retirados da horta e oferecidos aos funcionários.

15.1. Link para a página da horta: