Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 da Quinta- Balasar (Póvoa de Varzim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

56

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas e convidadas a participar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Dar a conhecer aos alunos e famílias todo o processo de preparar a terra para a sementeira, plantação, rega, tirar ervas daninhas, proteção de pragas e colheita.
Dar a conhecer a origem de espécies vegetais.
Divulgar aos alunos e famílias as espécies de produtos agrícolas da região e a importância da produção, cultivo e colheita de produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, distribuída pelas quatro turmas da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção da vegetação indesejada, como plantas infestantes raízes e pedras.
Adicionar composto orgânico, matéria vegetal em decomposição ou estrume bem curtido ao solo para melhorar sua estrutura, fornecer nutrientes e reter a humidade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as folhas das árvores e cascas das frutas dos lanches.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, salsa, tomilho, lúcia-lima, hortelã, cebolinho, cidreira, tamarilho, tomate, girassóis, milho, cidreira..

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alimentação: consumo na escola e casa,

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de baldes com a água recolhida, sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
Semanalmente, por turmas, através da visualização e desenvolvimento das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesma, Caracol e piolho.
Para o piolho: Foram combatidas através da utilização de plantas repelentes de pragas tais como: alho, salsa e cidreira.
Para lesma e caracol: Manter a horta limpa; Espalhar bicarbonato de sódio e/ou canela; Montar armadilhas pela horta; Colocar cascas de ovo, cinzas e café na terra.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Escolha do que plantar na horta com as crianças a partir das preferências delas.
Ter essas preferências anotadas numa lista.
Uma pesquisa sobre o que é preciso para plantar (a época certa de colher de cada vegetal, o tempo de cultivo etc.).
Ver o espaço, instrumentos, preparo da terra (bem como alguns buracos para receber as mudas), os cuidados com as mudas, etc.
Pedir a doação de mudas para as famílias ou comunidade.
Convite de alguém da escola ou da comunidade que entenda de horta para estar presente no momento da atividade, contribuindo com as experiências das crianças.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: