Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de Mucifal (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Hora da Escola começou a ser feita em janeiro de 2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio, português, matemática e desenho.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

39

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Há um pequeno grupo de pais da minha turma de 3ºano que estão envolvidos desde o início. Quando é preciso vão ajudar na horta, oferecem plantas, terra, composto e palha.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os EE e as pessoas da aldeia que passam junto do gradeamento da horta adoram ver os alunos a fazer a manutenção dos canteiros e a tratar das plantas. E muitas vezes ficam à conversa connosco.
Os alunos envolvidos adoram ir à horta diariamente e encontram sempre algo novo. E querem sempre fazer pesquisa daquilo que desconhecem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem os seus canteiros.
Os alunos são distribuídos pelos canteiros, apanham as ervas, colocam palha e regam as plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, retirando as ervas, pedras.
Utilizamos composto que os pais oferecem ou o horto oferece.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

temos cenoura, cebola, alface.
alho francês, alface e morangueiros.
espinafre e alface.
Aromáticas: alecrim, cebolinho, coentros, hortelã, manjericão, poejo, salsa, tomilho, tomilho limão.
E temos ainda flores: calêndulas, cravos túnicos, amores-perfeitos. E ainda chagas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As quantidades são cerca de: 30 alfaces, 20 cebolas, 20 cenouras, 8 couves, 10 morangueiros, 10 espinafres...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os pais adquirem e os alunos apanham e comem os produtos que ali existem.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam com o regador e quando está mais calor com a mangueira. A rega é feita de manhã ou ao final do dia, antes de sairem da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Diariamente os alunos verificam as folhas das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, pulgões.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: sempre que se justifica; a turma do 3ºano realiza vai todos os dias à horta; uma vez por mês há uma sessão na horta; e uma a duas vezes por ano há atividades com pessoas externas à escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos realizam trabalhos de pesquisa sobre o que querem saber melhor. Normalmente é sobre os animais que vão encontrando.

15.1. Link para a página da horta: