Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

60 m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

160

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias colaboram fornecendo espécies hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos realizam as atividades da horta com grande entusiasmo e realizam na escola uma feira de produtos biológicos para vender produtos da horta escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um regulamento para participar no projeto. Os alunos fazem escalas para realizarem as tarefas da horta, sempre na presença de um adulto ( professor ou funcionário).
Todas as tarefas são orientadas e supervisionadas por um funcionário conhecedor das boas práticas agrícolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita por alunos e professores. A fertilização é feita com o composto, derivado da compostagem feita na escola

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais, devidamente selecionados, resultantes da preparação das refeições na cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Além de termos um pomar, com árvores de diferentes espécies, cultivamos couves, alfaces tomate, feijão verde, cebolas, pimentos, abóboras, framboesas, groselhas, ervas aromáticas, tec.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: