Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Meleças (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o primeiro ano que existe a nossa horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo de Meio, Matemática Expressões Artísticas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

101

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Convidámos a Associação de pais a visitar o espaço onde iriamos criar a nossa horta, e neste sentido
ofereceram-nos uma cerca para procedermos à sua vedação.
Convidamos as famílias a visitarem este espaço, para verem as nossas culturas e escutar possíveis sugestões de melhoria.
Solicitamos alguns pais para virem cavar aquele espaço.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta foi um espaço acolhido com muito carinho por parte de toda a comunidade educativa.
Durante o ano letivo anterior não conseguimos a terra tão desejada, para a nossa horta, tal apenas aconteceu no inicio de setembro. Assim rapidamente as Assistentes Operacionais, juntamente com alguns alunos procederam ao alisamento da terra e realizaram pesquisas para saberem que colheitas poderiam ser feitas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente a horta é intervencionada, quer ao nível da rega, nos dias de maior calor, quer ao nível da retirada de ervas daninhas, quer ao nível do controlo de pragas. Assim semanalmente cada turma fica encarregue da sua manutenção, com a criação de um grupo composto por 5 alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como recebemos terra nova, deparamo-nos com um solo bem estruturado, fofo e poroso que permitia a penetração da água e do ar.
Um solo com a presença de organismos vivos indica boas condições de estrutura do solo, reparamos que existiam muitas formigas. Os Vegetais necessitam de uma série de elementos minerais para produzirem o seu próprio alimento, para crescerem e desenvolverem.
Após algumas pesquisas os alunos aprenderam que a ADUBAÇÃO da nossa Horta deveria ser apenas com materiais orgânicos que possuem ou disponibilizam todos os elementos necessários para o crescimento das hortaliças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tivemos a cultura de:
Canteiro com ervas aromáticas: salsa, coentros e hortelã;
Alfaces ( lisas e frisadas roxas e verdes);
Brócolos;
Couve Portuguesa;
Couve Galega;
Nabiças;
Nabos;
Beterraba;
Couve Pão de açúcar;
Lombardos;
Cenouras.


9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos foram utilizados para confecionarmos sopa, outros foram consumidos ao natural pelos alunos, nomeadamente as cenouras e as alfaces.
Fizemos algumas feiras, convidando a comunidade educativa e levarem alguns produtos para consumirem nas suas casas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água è recolhida através das diferentes caleiras que existem na escola, e armazenada em garrafões e bidões.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foi feita a monitorização de pragas e doenças, sempre que necessário. Esta monitorização chegou a ser diariamente, quando foi o caso das lagartas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos uma praga de lagartas, e foi combatida, diariamente, sempre que foi necessário, através da sua recolha manualmente, uma vez que não queríamos colocar nenhum químico.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do ano fizemos várias feiras, possibilitando assim a toda a comunidade educativa, provarem algumas dos nossos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Elaboração de sopas, com os nossos legumes.
Elaboração de saladas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Colocação do Espantalho na nossa horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: