Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe pela primeira vez

2. Área aproximada da horta (m²):

35 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Ciências naturais, Cidadania, Clube Ciência Viva, sala de Ensino especial e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pais e Encarregados de Educação cederam materiais como as placas de madeira para a vedação e identificação, cederam os hortícolas para as plantações dos talhões. Foi também um dos Encarregados de Educação que se disponibilizou a fazer as divisórias dos talhões em madeira, recorrendo a placas que sobraram e foram doadas por uma empresa da construção civíl.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm demonstrado interesse e empenho em desenvolver a horta, tendo o cuidado de cuidar das plantas, do solo, levando água e observando e registando o crescimento das mesmas. São autênticas aulas ao ar livre. Os alunos do ensino especial e ciência viva colocam em prática o que aprendem na sala de aula e desenvolvem atividades práticas e agrícolas, pondo literalmente as mãos na terra, plantando novas colheitas, regando e colocando as estacas. O impacto, para este primeiro ano é muito positivo, atendendo que se trata de uma escola EBS e as turmas envolvidas são de diversos anos de escolaridade, sendo o entusiasmo notórios. Vendo um professor dirigir-se à horta, os alunos seguem-no curiosos e oferecem ajuda no tratamento da horta. Muitos dos nossos alunos, nunca tiveram contacto com as hortas e plantações uma vez que vivem maioritariamente em apartamentos. Não conheciam os hortícolas plantados, após pesquisa, compra e cedência das plantas é que as conheceram e catalogaram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita diariamente, seguindo um escalonamento por turmas envolvidas. Cada turma tem a responsabilidade de ir buscar as alfaias agrícolas, os regadores, providenciar a água, retirar as ervas, limpar os talhões e regar todos eles, sendo a horta comunitária, apesar de cada talão ter sido plantado por cada turma envolvida. Sendo um trabalho colaborativo e pedagógico, todos os alunos são responsáveis, juntamente com o professor da disciplina de cuidar do espaço da horta. No entanto, os alunos mais velhos têm a autonomia de cuidarem da horta sempre que houver a necessidade. Os alunos são ainda responsáveis por cuidar do compostor e preparar composto para a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como referido, os alunos escalonados por turmas, regam a horta diariamente, à exceção do fim de semana, colocam composto, limpam as ervas e folhas que caem das árvores envolventes e adubam os canteiros com o composto. "Sacham" o solo para a terra não apertar as culturas e estas possam crescer.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos orgânicos do bar dos professores, da separação orgânica do bar dos alunos e cantina e dos verdes e folhas secas que foram apanhadas no outono e do que resultou da limpeza dos canteiros e espaços verdes da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, couve, alface variada, penca, alho francês, beterraba, cenoura, beringela, pimentos, courgete, morangueiros e flores como cravos rainúnculos como cultura barreira e favorecimento da polinização.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pelo avanço e começo tardio dos trabalhos e plantações, uma vez que a resposta logística de deposição e fresamento da terra fértil cedida pela autarquia e junta de freguesia foi tardia, assim como as condições atmosféricas adversas em março e abril, atrasaram o início do projeto que se encontra ainda em fase de crescimento, não sendo possível ainda obter colheitas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos será a cantina escolar, para a sopa e snaks saudáveis, venda aos professores e funcionários e para levarem para casa e mostrarem as suas colheitas aos pais, promovendo a produção biológica, sustentável, familiar e alimentação mediterrânica saudável.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente com regadores, a água retirada de coletores e bidões, que quando acaba são enchidos com a água vinda do ponto de água mais próximo. A rega por regador torna-se mais eficaz, poupando água, não havendo desperdício se usassem mangueiras e torna-se mais terapeuta e ocupacional.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, contudo como o crescimento está atrasado ainda não se verificou a existência de pragas ou doenças, apenas questões relacionadas com a qualidade e fertilidade do solo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Ainda não se detetaram, pelo crescimento tardio também.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Várias vezes a horta tem servido de espaço de aula ao ar livre, atividades de out learning, em especial aulas de Geografia, Ciências, Cidadania e de atividades do Clube de Ciência Viva, Programa Eco-Escolas e no desenvolvimento do trabalho colaborativo e inclusivo dos alunos com os colegas da educação especial, na horta pedagógica.
Em Educação Visual foram decoradas e pintadas as placas identificativas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está bem situada, embora necessite de no próximo ano, receber mais terra fértil e ser fresada, iniciando-se os trabalhos no início do semestre com as culturas de inverno. Outro aspeto é combater as acácias que proliferaram junto do canteiro da horta e nas traseiras do muro, mas em terrenos que são privados.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/susana.oliveira.125 https://www.facebook.com/susana.oliveira.125/posts/pfbid0H1epicfk71JHN3crkdZcV4HiM6AFP6dT6sune9RcyEiEufypFwWGPXtoW2g9tAYal