Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As atividades na horta escolar proporcionam um ambiente de interação e de inclusão. A aquisição de conhecimentos relacionados com o ambiente e a alimentação contribui para o enriquecimento global dos alunos. Toda a comunidade usufruiu destes benefícios , promovendo uma agricultura biológica no seu quotidiano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os trabalhos da horta são essencialmente realizados pelos docentes e alunos que frequentam o Clube do Ambiente, duas vezes por semana. Estes docentes lecionam as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, e sempre que adequado realizam atividades em articulação com outros alunos das turmas. Sempre que necessário é solicitada a colaboração dos auxiliares para a realização de trabalhos mais pesados ou necessidade de rega mais frequente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo é um trabalho manual, realizado com recurso a enxada e engaço.
A limpeza de ervas daninhas é realizada também manualmente e estas são colocadas no compostor.
O solo é enriquecido com o composto (do compostor e da vermicompostagem), produzido na escola com os restos orgânicos da cantina e do bar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos verdes recolhidos na cantina da escola, no bar dos professores e de casa de professores.
Folhas secas recolhidas no jardim da escola e armazenadas para o efeito.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano foram semeadas ou plantadas as seguintes culturas: salsa, coentros, nabiças, ervilhas, favas, alfaces, feijão, pimentos, tomate e courgette.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

8 vasos de salsa
12 ramos de salsa
8 ramos de coentros
6 molhos de nabiças
13 sacos de alfaces
7,3 Kg ervilhas de quebrar
9,838 Kg favas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos na escola em troca de uma contribuição para compra de sementes, plantas e materiais necessários para a horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é recolhida num bidon que tem uma capacidade de 135 litros.
Na maioria das vezes é utilizado um regador de 12 litros, sendo contabilizada a água utilizada para regar com este método.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas aulas de Matemática são desenvolvidas atividades que se relacionam com medições, pesagem e realização de cálculos necessários aos registos a realizar.
Estiveram envolvidos cerca de 10 alunos que frequentam as aulas de apoio, do 6º D..
Aula de medição e cálculo da área da horta-estufa.
Aula de cálculo do volume de composto produzido e armazenado em caixas.
Pesagem, registo das produções recolhidas e cálculo de valores apurados nas contribuições.
Estas atividades são muito importantes pois estabelecem a ligação dos conteúdos abordados, nas aulas, com o quotidiano dos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas de Ciências Naturais são desenvolvidas atividades que se relacionam com a preparação do solo, compostagem, plantações, rega e observação do ciclo de vida das plantas ou da sua constituição. Estas atividades são realizadas ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade possível, articulando com os conteúdos que estão a ser abordados na disciplina.
Durante os mês de Maio foi lecionado o conteúdo "Reprodução das plantas" na estufa, para alunos do 6º ano de escolaridade. Aqui, os alunos tiveram oportunidade de observar o crescimento das plantas, que tinham sido plantadas por eles em abril, nas várias fases de desenvolvimento. Observaram as flores dos feijoeiros e tomateiros e a formação dos frutos respetivos. Das ervilheiras, a completar o ciclo de vida, os alunos colheram as vagens, já secas, com as respetivas sementes. Estas atividades práticas permitiram aprendizagens significativas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do 6ºD, na aula de Ciências Naturais, deslocaram-se à horta da escola , com a respetiva professora, com o objetivo de observar as diferentes espécies existentes, bem como, conhecer, os processos germinação/plantação e crescimento das plantas. Os alunos observaram a diversidade de plantas que existe na horta e conseguiram de perto, identificar/observar as plantas com flor, os seus constituintes (raiz, caules e folha) e os seus ciclos de vida. Esta atividade foi importante na medida que os alunos reconheceram a importância das plantas para a nossa vida, tanto na alimentação, como noutras situações, por exemplo nas peças do vestuário, nos medicamentos, nos perfumes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os produtos da horta são muito apreciados na escola. Os alunos quando fazem a sua divulgação e distribuição referem sempre o facto de serem produtos biológicos, realçando assim a sua qualidade.
O cultivo dos produtos da horta é um grande incentivo para os alunos adquirirem hábitos alimentares mais saudáveis e apreciarem mais os frutos e os vegetais biológicos.

15.1. Link para a página da horta: