Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos, tinha havido antes mas foi interrompida, também plea pandemia e outros fatores.

2. Área aproximada da horta (m²):

700

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta são vendidos à comunidade escolar; alguns alunos levam também alguns legumes da horta; foram também oferecidos legumes para a Cozinha da escola. A horta é sempre uma atividade pedida pelos alunos, estes manifestam entusiasmo e vontade de participar, as auls na horta são sepre vividas com entusiamo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Entre os professores de Ciências Naturais, são escalonadas turmas, organizando alguns canteiros para as turmas o 2ºciclo e outros para 3º ciclo. Este ano com mais participação das turmas de 8ºano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita utilizando composto oferecido pela ALGAR/Município. A limpeza é feita com escalonamento de turmas, principalmente organizando com as turmas de 8ºano e aulas de Ciências Naturais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita alguma compostagem, mais para exemplificação pedagógica do processo. São utilizados alguns materiais da cozinha e os verdes que são removidos da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sementeira de favas; sementeira ou plantação de alfaces/couves/beterrabas;

Plantação de tomate/pimento/beringela/melancia e curgete, ainda em crescimento.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Algumas plantas em crescimento ainda e em produção: tomate, curgete, melancia, etc.

Alfaces: entre 70 a 80 unidades;
Beterrabas: aproximadamente 20 a 25;
Favas, entre 10 a 12 kg;

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria foi vendida à comunidade escolar e outras oferecidas a alunos e cozinha.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega automática gota-a-gota. A rega das árvores de fruto plantadas é feita pelas várias turmas, escalonadas.
Está a ser elaborado um plano para a recuperação da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Algumas lagartas e caracóis. Aves a comerem plantas jovens. Para as aves foi feito um espantalho com turmas do 2ºciclo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de Ciências Naturais na horta, para sementeiras, estudo da germinação e crescimento, nomeadamente com feijão e favas, com as turmas de 2º ciclo e 8ºano. Também as turmas (8 no total), durante as aulas Ciências semearam e colheram as favas, plantaram e colheram alfaces e beterrabas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Turmas de 8º e 9º ano, preparação do espaço dos canteiros e espaço para a compostagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas de sementeira para observar a germinação, para alunos do 1ºano, com visita guiada à horta para conhecerem o espaço e recolherem plantas aromáticas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: