Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Jardim de Infância da Pampilhosa (Mealhada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Invasoras e sebes danificadas
Invasoras e sebes danificadas
Terra por cavar e por fertilizar
Terra por cavar e por fertilizar
Canteiros por reparar
Canteiros por reparar
Oliveiras por podar
Oliveiras por podar
Canteiro com reutilização de pneus por arranjar
Canteiro com reutilização de pneus por arranjar
Terra por substituir e  por plantar
Terra por substituir e por plantar

horta em março

Utilização do composto resultante do nosso compostor
Utilização do composto resultante do nosso compostor
Observação e identificação das plantas trazidas pelas famílias
Observação e identificação das plantas trazidas pelas famílias
Plantação de batatas
Plantação de batatas
Plantação de tomateiros e outras planta
Plantação de tomateiros e outras planta
Conclusão de alguns canteiros
Conclusão de alguns canteiros
Rega com água do depósito (da chuva)
Rega com água do depósito (da chuva)

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

44

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas e Domínios de Conteúdo, com especial relevo para as Áreas de Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Preparando a terra, fornecendo plantas e sementes e aconselhando.
De acordo com o planeamento, por convite de adultos ou crianças ou por sua iniciativa e sugestão acordada.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Pela responsabilização pelas tarefas a desenvolver (ex. rega, arranca de plantas invasoras e/ou daninhas).
- Pelas informações e aprendizagens que transmitem às famílias.
- Apesar das dificuldades crescentes das famílias em dispor de tempo, pelo envolvimento e participação das crianças, e famílias.
- Pelas observações de vizinhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por decisão de grupo, de acordo com as necessidades e planeamento.
As grandes tarefas envolvem todas as crianças e adultos e os elementos, possíveis, das famílias.
A manutenção é feita por pequenos grupos, em sistema rotativo, "liderado" pelos responsáveis diários de cada grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

- O fornecimento de terra é feito pela Junta de Freguesia de Pampilhosa;
- A cava é pelas famílias e pessoal;
- A eliminação manual das invasoras pelas crianças e adultos;
- A fertilização é feita composto, resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Essencialmente com:
- Folhas secas das nossas árvores;
- Cascas de fruta do almoços.
- Alguns restos de folhas e plantas velhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Brócolos + couve; cebola + beterraba +cenoura; alho +cenoura; alface +alho francês; batata +feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As culturas feitas destinam-se essencialmente à aprendizagem ("semear, plantar, cuidar, observar para aprender"), pelo que, em alguns casos, são feitas em muito pequenas quantidades.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Para consumo próprio.
- Para vender em "feirinha" no Jardim de infância ou mercadinho de Pampilhosa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Faz-se a avaliação estado do solo e das plantas, ajustando-se as regas conforme o tempo atmosférico.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente, através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Bichos da seda.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta e colheita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Etiquetagem das culturas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção de espantalho.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Recurso para se trabalhar múltiplas competências de todas as áreas e domínios, nomeadamente: matemática; LOAE; educação artística; etc.

15.1. Link para a página da horta: