Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Jardim de Infância da Pampilhosa (Mealhada)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
De acordo com o planeamento, por convite de adultos ou crianças ou por sua iniciativa e sugestão acordada.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Pelas informações e aprendizagens que transmitem às famílias.
- Apesar das dificuldades crescentes das famílias em dispor de tempo, pelo envolvimento e participação das crianças, e famílias.
- Pelas observações de vizinhos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As grandes tarefas envolvem todas as crianças e adultos e os elementos, possíveis, das famílias.
A manutenção é feita por pequenos grupos, em sistema rotativo, "liderado" pelos responsáveis diários de cada grupo.
7. Como é feita a preparação do solo?
- A cava é pelas famílias e pessoal;
- A eliminação manual das invasoras pelas crianças e adultos;
- A fertilização é feita composto, resultante da compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- Folhas secas das nossas árvores;
- Cascas de fruta do almoços.
- Alguns restos de folhas e plantas velhas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- Para vender em "feirinha" no Jardim de infância ou mercadinho de Pampilhosa.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: