Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EBI/JI Frei António das Chagas (Vidigueira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Plantação de Alfaces
Plantação de Alfaces
Plantação de Alfaces.
Plantação de Alfaces.

horta em março

Panorama da horta em março.
Panorama da horta em março.

horta em maio

Panorama geral da horta em Maio
Panorama geral da horta em Maio
Espantalho
Descrição: Os alunos construíram um espantalho e placas identificativas em madeira reutilizada do produto hortícola plantado.
Espantalho Descrição: Os alunos construíram um espantalho e placas identificativas em madeira reutilizada do produto hortícola plantado.
Plantação dos Feijoeiros
Plantação dos Feijoeiros
Plantação de Tomilho
Plantação de Tomilho
Plantação de Coentros
Plantação de Coentros

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ecologia e Ambiente, TIC, Geografia ,Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As hortas têm um impacto significativo tanto na comunidade quanto nos alunos ao nível da Educação Ambiental (sustentabilidade, cultivo de alimentos e respeito pelo meio ambiente), da Saúde e Nutrição (alimentação saudável) e de Habilidades Práticas (habilidades práticas de jardinagem e trabalho em equipa).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é regada diariamente pelos alunos, sendo que os alunos são acompanhados nesta tarefa por um professor em cada dia da semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo inicialmente da vegetação em crescimento selvagem e foi feita uma triagem das rochas de maiores dimensões. O solo foi fertilizado antes da plantação com fertilizantes naturais; parte resultante da compostagem feita na escola, outra parte requisitada à autarquia local.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Desperdício e borras de café, tanto resultantes da sala de refeições do pessoal docente e não docente como algum desperdício trazido pelos alunos, professores e alguns funcionários da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Coentros, salsa, courgete, tomilho, alho francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferta ao pessoal docente e não docente para elaboração de refeições.
(Nota: o refeitório não pertence à Escola).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: