Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio dos Plátanos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Limpeza 1
Os alunos limparam os canteiros no regresso às aulas depois das férias de verão
Limpeza 1 Os alunos limparam os canteiros no regresso às aulas depois das férias de verão
Limpeza 2
Os alunos limparam os canteiros no regresso às aulas depois das férias de verão
Limpeza 2 Os alunos limparam os canteiros no regresso às aulas depois das férias de verão
Plantação 1
Com a ajuda do professor, os alunos aprenderam a alisar o solo e a abrir os orifícios para a plantação
Plantação 1 Com a ajuda do professor, os alunos aprenderam a alisar o solo e a abrir os orifícios para a plantação
Plantação 2 
Os alunos executaram o trabalho depois da explicação do professor
Plantação 2 Os alunos executaram o trabalho depois da explicação do professor
Plantação 3
Os alunos plantaram os legumes deixando espaço para o crescimento
Plantação 3 Os alunos plantaram os legumes deixando espaço para o crescimento
Plantação 4
Os alunos também reutilizaram garrafões para os morangos
Plantação 4 Os alunos também reutilizaram garrafões para os morangos

horta em março

Diário de um legume
Os alunos têm um diário onde anotam a evolução da sua planta: medidas, cor, volume, etc
Diário de um legume Os alunos têm um diário onde anotam a evolução da sua planta: medidas, cor, volume, etc
Evolução
Os alunos medem o comprimento da planta para anotar o diário
Evolução Os alunos medem o comprimento da planta para anotar o diário
Os alunos têm um especial carinho por este projeto e monitorizam a horta nas suas horas de intervalo.
Os alunos têm um especial carinho por este projeto e monitorizam a horta nas suas horas de intervalo.
Crescimento
Aspeto de um dos canteiros
Crescimento Aspeto de um dos canteiros
Crescimento
Aspeto de outro canteiro
Crescimento Aspeto de outro canteiro

horta em maio

É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes
É com muita felicidade e por vezes admiração que os alunos fazem a colheita dos seu legumes

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de dez anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2

3.3. N.º de alunos envolvidos:

83

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início da plantação da horta da Infantil, por vezes os avós vêm explicar aos meninos alguns conselhos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é vista por todos os alunos da escola e muitos são os que, depois de verem como se faz, querem fazer em casa, mesmo em vasos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos por grupos, para as funções de manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na aula de Educação Tecnológica, os alunos preparam o solo com material de jardinagem, arrancam daninhas que haja das férias do verão, arejam o solo e depois plantam os seus legumes ou plantas aromáticas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, batata, ervilha, aromáticas, tomate, cenoura, brócolos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Na horta da Infantil, os legumes são utilizados para fazer sopa e saladas. Na horta do 6.º ano, cada aluno leva a sua plantação para casa, para fomentar o gosto pela horta nos pais.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nas semanas em que não chove, os alunos têm uma escala para se revezarem na rega da horta. Os pequeninos da Infantil usam a água da sua garrafa do dia anterior para reutilizarem na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas os alunos observam a planta para anotar no Diário de um Legume, um documento que os apoia neste projeto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta realiza-se umas três vezes por ano. Os alunos gostam muito deste projeto, e ouvem com atenção as explicações do professor. Muitos querem fazer horta em casa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos da Infantil saboreiam os legumes da sua horta. Ora é confecionada uma sopa no refeitório, ora comem a salada ao almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do 6.º ano colhem o que plantaram e semearam para levar para casa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=911180977677468&set=pb.100063567220566.-2207520000&type=3