Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio dos Plátanos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de dez anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2

3.3. N.º de alunos envolvidos:

83

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início da plantação da horta da Infantil, por vezes os avós vêm explicar aos meninos alguns conselhos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é vista por todos os alunos da escola e muitos são os que, depois de verem como se faz, querem fazer em casa, mesmo em vasos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos por grupos, para as funções de manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na aula de Educação Tecnológica, os alunos preparam o solo com material de jardinagem, arrancam daninhas que haja das férias do verão, arejam o solo e depois plantam os seus legumes ou plantas aromáticas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, batata, ervilha, aromáticas, tomate, cenoura, brócolos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Na horta da Infantil, os legumes são utilizados para fazer sopa e saladas. Na horta do 6.º ano, cada aluno leva a sua plantação para casa, para fomentar o gosto pela horta nos pais.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nas semanas em que não chove, os alunos têm uma escala para se revezarem na rega da horta. Os pequeninos da Infantil usam a água da sua garrafa do dia anterior para reutilizarem na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas os alunos observam a planta para anotar no Diário de um Legume, um documento que os apoia neste projeto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta realiza-se umas três vezes por ano. Os alunos gostam muito deste projeto, e ouvem com atenção as explicações do professor. Muitos querem fazer horta em casa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos da Infantil saboreiam os legumes da sua horta. Ora é confecionada uma sopa no refeitório, ora comem a salada ao almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do 6.º ano colhem o que plantaram e semearam para levar para casa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=911180977677468&set=pb.100063567220566.-2207520000&type=3