Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Dr. Eduardo Brazão de Castro (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

75 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias forneceram algumas sementes/plantas tais como batatas, couve, milho, feijão e sementes de abóbora; as hortícolas colhidas foram oferecidas aos alunos para levarem para casa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Revitalização da área ajardinada da escola e da horta; a horta está com um aspeto limpo e cultivado o que proporciona um ambiente envolvente mais agradável e também faz com que os alunos já não andem dentro daquela área a correr/brincar; confeção de refeições mais saudáveis com os produtos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É organizada de acordo com as tarefas específicas da época do ano (ex. cuidado do solo e plantação), e necessidades semanais (ex. rega, manter todo o espaço ajardinado da escola limpo de lixo e ervas daninhas.). Os alunos mais velhos cavaram e fizeram os regos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Realizámos a compostagem para a fertilização dos solos (sem produtos fitofarmacêuticos e adubos químicos), a limpeza e mobilização são realizadas sempre que são necessárias.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Plantas, folhas das árvores, e material vegetal que nasce na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho, alface, couve, favas, trigo (no Natal), beterraba, alho-francês, abóbora, tomate, espinafres, orégãos, segurelha, sálvia, salsa, coentros, manjericão, caninha cidreira, alecrim e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

+/- 20 Kg (não contabilizamos/pesamos os produtos produzidos)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos pelos alunos, são usados na confeção de atividades culinárias na escola, e em chás.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nas horas de menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita através da observação direta pelos responsáveis pela horta quando lá se deslocam.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando os produtos que foram plantados pelas professoras e pelos alunos começaram a se desenvolver, e já havia algum excesso, as professoras ofereciam aos alunos para levarem para casa e alguns, como por exemplo espinafres, eram fornecidos à cozinha da escola para serem usados na confeção de alguns pratos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Inicialmente houve a familiarização dos alunos mais novos às ferramentas de trabalho, identificando-as com o seu nome e respetiva função.
No Natal os alunos mais novos semearam trigo em tacinhas para o presépio. Enquanto decorreu esta atividade as professoras foram dialogando sobre a importância do cultivo do trigo na Madeira, na primeira metade do século passado.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Promover a estimulação multissensorial;
Estimular emoções positivas (bem-estar, alegria, concretização e satisfação…)
Promover o relaxamento;
Consolidar conteúdos programáticos de forma interdisciplinar de português, matemática e ciências naturais.

15.1. Link para a página da horta:

www.facebook.com/ecoescolas.brazaocastro.7 https://www.facebook.com/eb23debcastro