Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No plantio
Por vezes na preparação do terreno.
No arranjo da vedação.
Na aquisição dos produtos cultivados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Maior consciencialização ao nível da alimentação saudável e sustentável.
- Identificam as diferentes partes da plantas;
- Compreendem o processo de crescimento da planta e aa sua importância na alimentação.
- Consciencializam-se sobre a importância dos fatores abióticos na vida das plantas.
- Aprendem a respeitar as plantas como seres vivos.
- Aprendem para que servem algumas ervas aromáticas e o valor medicinal dos chás.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
- Os alunos e por vezes os pais também colaboram na tarefa de tirar as ervas daninhas e remexer a terra.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
São responsáveis pelo composto os alunos, professores e funcionários.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A melhor altura para semear algumas plantas,
O tipo de raízes;
O tipo de plantas e para que servem;
A distância a manter entre elas devido às suas características;
Como atacar as pragas...
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: