Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Limpeza  do  espaço da horta ATG 7 das ervas daninhas. Depois de algum trabalho a turma ATG 7 preparou o terreno  para o cultivo das plantas,
Limpeza do espaço da horta ATG 7 das ervas daninhas. Depois de algum trabalho a turma ATG 7 preparou o terreno para o cultivo das plantas,
Início da limpeza da horta da turma ATG 3. Nesta atividade muito trabalhosa, todos os alunos colaboraram.
Início da limpeza da horta da turma ATG 3. Nesta atividade muito trabalhosa, todos os alunos colaboraram.
Limpeza do terreno da horta ATG 7 , num dia muito ventoso, um trabalho  árduo, porque a erva tinha invadido todo o espaço.
Limpeza do terreno da horta ATG 7 , num dia muito ventoso, um trabalho árduo, porque a erva tinha invadido todo o espaço.
Limpeza do espaço pelos meninos do jardim do pré-escolar.
Limpeza do espaço pelos meninos do jardim do pré-escolar.
A horta da pré já está marcada. todas as hortas da escola têm nome.
A horta da pré já está marcada. todas as hortas da escola têm nome.
Mãos à obra  na turma ATG5
Mãos à obra na turma ATG5

horta em março

Na horta da turma Atg 6 Também se tem um carinho especial palas plantas aromáticas. Este é o incenso.
Na horta da turma Atg 6 Também se tem um carinho especial palas plantas aromáticas. Este é o incenso.
O Pré-escolar também  foi  comprar as plantas para a horta.
O Pré-escolar também foi comprar as plantas para a horta.
A turma ATG5 também iniciou a demarcação dos espaços a semear. E semeou alguns chícharos.
A turma ATG5 também iniciou a demarcação dos espaços a semear. E semeou alguns chícharos.
A turma  ATG7 também plantou e identificou as suas plantas.
A turma ATG7 também plantou e identificou as suas plantas.
Os alunos da turma ATG 8 tiveram a presença de uma mãe que trouxe as plantas, ajudou os alunos  a identificá-las  e e plantá-las  e ainda trouxe  bichos da seda para todos verem.
Os alunos da turma ATG 8 tiveram a presença de uma mãe que trouxe as plantas, ajudou os alunos a identificá-las e e plantá-las e ainda trouxe bichos da seda para todos verem.
A turma ATG1 trouxe plantas de casa e comprou outras e fez a seleção por espécies para as plantar.
A turma ATG1 trouxe plantas de casa e comprou outras e fez a seleção por espécies para as plantar.

horta em maio

A horta da turma Atg2 está especialista em morangos.
A horta da turma Atg2 está especialista em morangos.
A turma Atg 8 para além de plantarem, descobrirem bichos da seda  ainda  encontraram minhocas na terra.
A turma Atg 8 para além de plantarem, descobrirem bichos da seda ainda encontraram minhocas na terra.
A horta arco-íris, da turma atg 1, está a tratar dos pimentos, algumas turmas colocaram vedações em caninhas para  proteger das  bolas.
A horta arco-íris, da turma atg 1, está a tratar dos pimentos, algumas turmas colocaram vedações em caninhas para proteger das bolas.
A turma Atg 8 , a turma  azul fez nós  azuis nas suas canas.
A turma Atg 8 , a turma azul fez nós azuis nas suas canas.
A turma atg6 tentou proteger a  horta do vento,  mas está ser dificil, o vento  sopra muito.
A turma atg6 tentou proteger a horta do vento, mas está ser dificil, o vento sopra muito.
A horta da turma atg/ está bem bonita!
A horta da turma atg/ está bem bonita!

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º ciclo e pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

251

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na aquisição de plantas, até das que têm nas hortas domésticas.
No plantio
Por vezes na preparação do terreno.
No arranjo da vedação.
Na aquisição dos produtos cultivados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os alunos ganham hábitos mais responsáveis na forma como tratam as plantas.
- Maior consciencialização ao nível da alimentação saudável e sustentável.
- Identificam as diferentes partes da plantas;
- Compreendem o processo de crescimento da planta e aa sua importância na alimentação.
- Consciencializam-se sobre a importância dos fatores abióticos na vida das plantas.
- Aprendem a respeitar as plantas como seres vivos.
- Aprendem para que servem algumas ervas aromáticas e o valor medicinal dos chás.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Geralmente há um horário estabelecido para irmos à horta, no entanto os alunos têm a horta no seu espaço de recreio e vão lá informalmente. Na altura da rega são os alunos que chegam mais cedo ou saem mais tarde, juntamente com um adulto que vão regar a horta. Todos os alunos estão sempre alerta para que não aconteça danos nas suas hortas.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Pedimos colaboração aos jardineiros/ funcionários da Junta de Freguesia para nos ajudarem na tarefa de preparação do solo e fertilização.
- Os alunos e por vezes os pais também colaboram na tarefa de tirar as ervas daninhas e remexer a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com desperdícios alimentares do refeitório, papel e cartão, borras de café e ervas daninhas.
São responsáveis pelo composto os alunos, professores e funcionários.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, ervilhas, alfaces, pimentos, couves, brócolos, tomate, curgete, morangos, piripiri, melão, meloa, pepino, beterraba, cebola, alhos, melancia e ervas aromática (hortelã, cidreira, boldo, incenso, alecrim, alfazema, planta do caril, tomilho)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Geralmente são oferecidos às famílias carenciadas e usados no refeitório ou até levado para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na altura da rega são os alunos que chegam mais cedo ou saem mais tarde, juntamente com um adulto que vão regar a horta. Todos os alunos estão sempre alerta para que não aconteça danos nas suas hortas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na minha opinião sempre que vamos à horta nos momentos combinados, vamos aprender, faz parte da aula, nestes momentos os alunos são acompanhados pelos professores ou algum elemento da comunidade (pai ou avó ). sempre que vamos à outra aprendemos algo novo:
A melhor altura para semear algumas plantas,
O tipo de raízes;
O tipo de plantas e para que servem;
A distância a manter entre elas devido às suas características;
Como atacar as pragas...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Descobrir outros animais que vivem no solo e nas plantas e a sua função.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: