Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB de Canaviais (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há três anos na escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

80 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática,Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

240

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nas reuniões de pais o projeto "Eco Horta" é apresentado logo no início do ano. Os pais são informados das atividades que se vão realizar e quais os objetivos das mesmas. Os professores /educadores, calendarizam com pais e avós a vinda dos que se disponibilizam para vir ajudar na elaboração da horta e sua manutenção. Geralmente o início das sementeiras e plantações têm grande afluência por parte das famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos são quem mais divulgam a horta, junto das famílias e dos elementos da comunidade que nos vem visitar.
Os alunos de uma maneira geral gostam muito das atividades desenvolvidas na horta, gostam de ir aos intervalos por sua iniciativa, cuidar dos seus canteiros.
Gostam de saber que alguns dos produtos que comem são fruto da sua horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Ao longo do ano existe cuidado por parte dos alunos e dos professores para a manutenção dos canteiros.
Cada turma tem um canteiro identificado pela turma a que pertence.
Cada professor organiza na sala de aula quem deve semanalmente ser responsável pela horta( canteiro)
Retiram as ervas daninhas, regam e vigiam se têm pragas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em cooperação com os funcionários da junta de freguesia de Canaviais os alunos e professores, em outubro limparam o solo. Retiraram ervas secas, ervas daninhas e tiraram pequenas pedras.
A fertilização foi feita com estrume trazido por alguns avós que são pequenos agricultores.
Houve grande mobilização por parte da junta de freguesia e dos alunos, para esta fase da preparação da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola possui um compostor que obteve do programa RE-Planta, da empresa Gesamb de Évora da qual somos parceiros.
Existe um compostor só para a cozinha para os lixos domésticos. E outro compostor que se encontra na lateral da horta onde os alunos levam os desperdícios dos seus lanches escolares, com os chamados resíduos verdes. Cada turma tem um pequeno utensilio reciclável feito de uma embalagem de detergente, onde juntam as cascas de fruta e restos do lanche as quais, depois vão despejar no compostor grande.
Com regularidade junta-se a este lixo doméstico, outros também importantes para que a compostagem seja feita, os chamados resíduos castanhos, palhas, folhas que caiem das arvores e aparas da nossa relva. Estamos atentos à água, elemento responsável pela humidade que é fundamental para este processo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas alfaces, espinafres, couves, tomateiros, nabiça, favas, cenouras, alho francês, morangueiros, aboboras, coentros, salsa, hortelã, alecrim, salvia.
As consociações feitas foram de; alface e cenoura,couves alecrim e salvia e espinafres e morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 25Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos foram para consumo no refeitório escolar. Outros para levar para as famílias, nomeadamente os temperos que existiam em maior quantidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se de manhã. Enquanto houver água no bidão de recolha usasse dessa, depois tem que ser da torneira. A rega nalguns canteiros é feita gota a gota e noutros é feita com o regador na planta.
Nunca é feita nos regos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos fazem uma vigilância semanal para encontrarem pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve uma "praga" de piolho nas faveiras a qual foi pulverizada com água e vinagre. E parece ter resultado.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confecção de sopas, com produtos da horta, nabiças, espinafres e cenouras foram as atividades que se realizaram mais vezes na escola.
As saladas, com alface e rabanetes, também foi um acompanhamento cujo produto veio por várias vezes da horta.
As favas, foi outro prato muito apreciado.
Para além de todos os temperos que existiram na horta principalmente coentros, salsa e hortelã.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta aconteceram com algumas turmas.
Os professores proporcionaram aos alunos uma experiencia mais enriquecedora.
Foram desenvolvidas atividades relacionadas com os vários tipo de raízes e folhas. Plantas cultivadas e espontâneas. Foram ainda trabalhados temas relacionados com insetos, a germinação das plantas bem como a importância do sol e da água para o seu crescimento.
O entusiasmo dos alunos era contagiante.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Uma das atividades que se proporcionou aos alunos, foi a oportunidade de os avós e pais virem à escola e poderem partilhar conhecimentos agrícolas aos mais novos, havendo assim um encontro intergeracional.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Passados três anos de mantermos uma horta na escola, o resultado é bastante positivo.
Tem existido um esforço por parte de toda a comunidade educativa, para manter este projeto vivo.
Realçamos a disponibilidade de pais e avós que sempre nos apoiam neste tipo de atividades e nos dão vontade de continuar.
É um local para trabalhar essencialmente o estudo do meio, sendo uma mais valia estas aulas ativas in loco, despertando grande entusiamo aos alunos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/escolabasica.canaviais