Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior (São João da Madeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi implementada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza, Cidadania e Desenvolvimento e Unidade de Multidefeciência

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O conselho de São João da Madeira é urbano, a maioria dos alunos nunca fizeram qualquer tipo de plantação, não conseguem distinguir uma erva daninha de uma planta comestível ou ornamental, por isso este tipo de projeto contribui para o aumento do conhecimento nesta área.
A horta inclusiva permitiu o desenvolvimento de vários projetos ao ar livre, por exemplo, enrolar as ervilhas na estaca desenvolve nestes alunos a motricidade fina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta no chão está a cargo dos alunos do clube de jardinagem, que é da responsabilidade de dois professores, são estes alunos que plantam, fertilizam e regam esta horta, com uma periodicidade semanal.
A horta inclusiva é tratada pelos alunos da unidade de multideficiência, também com uma periodicidade semanal.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, na horta no chão e na horta inclusiva, é feita com recurso a terra adquirida pela escola. Na horta inclusiva a terra é colocada em vasos. Na horta no chão foi necessário construir umas caixas em madeira, onde foi colocada a Terra.
A fertilização é feita com recurso ao composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com recurso aos restos da cantina e com as ervas que são retiradas das hortas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta inclusiva (ervilhas, grão de bico, túlipas, feijão, couves e ervas aromáticas)
Horta no chão ( batatas, couves, jardim de aromáticas, chuchus e alfaces)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 kg, mas não tenho a certeza, não foi feita essa contabilização.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns dos produtos da horta são levados pelos alunos para casa, outros, como por exemplo as alfaces são utilizadas nas saladas da cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O Projeto para a recolha da água da chuva está a ser finalizado, por isso, este ano as hortas foram regadas com a água da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, com uma frequência semanal (todas as terças feiras).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Destaco a atividade "Horta Inclusiva" - nesta horta os alunos da unidade de multideficiência tiveram a oportunidade de semear várias espécies hortícolas e plantas ornamentais e acompanharem o seu desenvolvimento até à colheita, alguns destes alunos levaram para casa o que colheram. Em paralelo foram desenvolvidos outros pequenos projetos, como por exemplo, a produção de cata ventos e desenvolvidas algumas competências, como por exemplo a motricidade fina.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: