Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Filosofia e disciplinas técnicas do curso técnico de gestão de ambiente

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta, noutros anos, foram utilizados no final do ano para fazer uma sopa solidária com os alunos e alguns produtos, as frutas, são entregues na instituição de solidariedade social "A Casa" situada no Campo da Barca.
As plantas aromáticas e medicinais são utilizadas no bar dos professores para elaboração de infusões.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização é feita pelos professores coordenadores e a repartição é feita mensalmente

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita de modo natural e biológico e a sua mobilização é feita apenas o necessário. A fertilização é feita o mais natural possível.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São utilizados os materiais vegetais resultantes das mondas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces com as cebolas de modo a prevenir as pragas nas alfaces:
As cebolas este ano foram plantadas de modo a proteger as alfaces das lagartas, ou seja, as cebolas foram colocadas no local onde normalmente predominavam as lagartas na horta que atavam as alfaces

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como a produção, este presente ano, ainda não está completa, apresentamos uma estimativa:
-Cebolas: 30 Kg
-Banana: 20Kg
-Batata doce: 10Kg
-Tomate: 10Kg
-Alface_ 3/4Kg
-Alecrim: 3Kg
-Pimentão: 2 Kg
-Salsa: 2Kg
-Caninha-1Kg
-Outras ervas aromáticas (macela, orgãos, ...): 2Kg)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

No final da horta é feito uma sopa solidária e os produtos são oferecidos a uma associação de solidariedade social

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi instalado um sistema de rega manual, utilizado uma vez por semana nos dias quentes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente através da observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

• Elaboração de herbário:
Um herbário pode ser simplesmente definido como uma coleção de plantas secas classificadas de acordo com um sistema de classificação que pode ser usado para fins educacionais. Essas coleções são importantes para documentar a flora de várias regiões. A criação de um herbário na escola pode beneficiar o ensino de botânica e consequentemente melhorar o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. A seguir, ensinaremos uma maneira muito simples de criar um pequeno herbário em uma instituição de ensino. Isso garante a criação de material didático que pode ser utilizado em diversas aulas da área.
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Criar um herbário na escola:
Como mencionado acima, o herbário é composto por um acervo de plantas mortas e preservadas que são utilizadas para diversos fins, sendo um deles a educação. Coletar, identificar e preparar plantas para posterior conservação.

Existem várias etapas para criar um pequeno herbário para sua escola. Confira abaixo estes passos e algumas dicas para criar um herbário.

Colete plantas que farão parte do seu herbário. Essa coleta pode ser feita na escola ou os alunos podem coletar plantas em casa. É importante ressaltar que são necessárias licenças para coleta de materiais em parques, reservas e áreas florestais.

Os alunos devem ter cuidado durante a coleta para garantir que as partes coletadas sejam as mais completas possíveis e incluam flores, frutas e folhas sempre que possível. Os galhos podem ser removidos se a planta for muito grande.

As plantas coletadas devem ser dispostas cuidadosamente em jornal e pressionados em ambos os lados com papelão como uma sanduíche. Se tiver vários exemplares, pode colocá-los em cartolina, um jornal com plantas, um jornal sem plantas, outro jornal com plantas, etc. No final, você deve ter papelão em ambos os lados.

É importante lembrar de rotular cada jornal para identificar as plantas posteriormente.

Após esta instalação, as tábuas de madeira devem ser colocadas em ambos os lados e bem fixadas, prensa. Agora você está pronto para secar suas plantas.

É importante substituir o jornal sempre que possível para que a umidade não promova o crescimento de fungos. As trocas podem ser feitas diariamente no início, ou após um período maior, pois as plantas perdem água com o tempo.

Os tempos de secagem variam de planta para planta, e alunos e professores podem observar as plantas enquanto trocam o jornal.

Após a secagem, separe o papelão bicolor. Corte uma folha de cartolina ao meio e dobre a outra em uma pasta.

Costure plantas secas à cartolina recortado.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

• Importância do Solo:
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, composta principalmente por partículas minerais, matéria orgânica, água, ar e seres vivos, sendo o elemento básico para a existência da vida e fertilidade do solo. O agricultor deve-se preocupar em alimentar o solo e não a planta.

O solo suporta 99% da produção de biomassa e atua como regulador ambiental ao intervir nos ciclos hidrológicos e biogeoquímicos. Atuam como filtros, acumuladores, tampões e conversores de diversos compostos que circulam entre a atmosfera, a hidrosfera e os organismos vivos, constituindo uma reserva de biodiversidade com bancos de sementes e vasta biodiversidade.

Os decompositores (bactérias, fungos, invertebrados...) são essenciais para o desenvolvimento das espécies vegetais no solo. Eles funcionam para reciclar a matéria orgânica, convertendo-a em nutrientes que outros organismos podem usar. Por meio da decomposição, os nutrientes que fazem parte do ecossistema são continuamente reciclados.

O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Os agricultores devem-se preocupar em alimentar o solo e não as plantas.

Os decompositores são conversores de energia que desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas. Por exemplo, a grande maioria das plantas é muito dependente desse processo.

A diversidade de microrganismos no solo está diretamente relacionada à diversidade de plantas e árvores existentes, e vice-versa. O processo de decomposição depende da interação de fatores como o bioma presente no solo, o grau de humidade do solo (capacidade de retenção de água e temperatura) ou o pH do solo (grau de acidificação).

A cobertura verde do solo e a presença de árvores são essenciais para reter a humidade no solo, por isso percebe-se que as áreas mais verdes e com vegetação rica são mais húmidas e férteis. As raízes desempenham um papel importante na resistência à erosão do solo e na retenção de nutrientes e minerais necessários para o desenvolvimento da vida. O solo também atua como um reservatório de água, liberando-a lentamente para manter os rios e córregos cheios de água o ano todo.

A pH do solo afeta diretamente a capacidade de absorção do sistema radicular, bem como a competência e saúde dos micróbios que nele vivem. Portanto, o pH do solo pode afetar significativamente a produtividade, fertilidade, rentabilidade e qualidade do produto obtido (sejam árvores, alimentos ou outros).

Quando em equilíbrio, o solo vive em simbiose com vários decompositores e raízes, dando às plantas tudo o que precisam. Quanto maior a diversidade de plantas, maior sua capacidade de se proteger e crescer saudável. Em todos os aspetos, a recompensa está na variedade. Seja pela variedade de alimentos produzidos, pelas diferenças na absorção e liberação de nutrientes no solo (sem causar a escassez de nutrientes que existe nas monoculturas), seja pela rica biodiversidade e proteção contra pragas que oferece.

Na Plantar uma Árvore fazemos o possível para adaptar as plantas que cultivamos ao tipo de clima, à região e ao tipo de solo disponível, optando sempre por plantar o mais diversificado possível de espécies. Não pode haver solo sem florestas, mas não pode haver florestas sem solos saudáveis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

• Agricultura Biológica:
A agricultura em modo biológico, também conhecida como agricultura orgânica, é um sistema de produção agrícola que se baseia em práticas sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente, evitando o uso de produtos químicos sintéticos, como pesticidas e fertilizantes. Em vez disso, os agricultores biológicos utilizam métodos naturais para nutrir o solo, controlar pragas e doenças e melhorar a saúde das plantas.

Princípios da agricultura em modo biológico incluem:

Uso de fertilizantes orgânicos: Em vez de fertilizantes químicos de síntese, a agricultura em modo biológico utiliza compostagem, excremento animal, adubos verdes e outros materiais orgânicos para enriquecer o solo com nutrientes e microrganismos e seres vivos.

Controle natural de pragas: Em vez de pesticidas químicos de síntese, a agricultura em modo biológico adota técnicas de controle de pragas baseadas na biodiversidade e equilíbrio ecológico. Isso inclui o uso de plantas repelentes, insetos benéficos e práticas como rotação de culturas e cultivo plantas que vivem em consociação.

Manejo sustentável do solo: A agricultura em modo biológico enfatiza a importância da saúde do solo. Os agricultores adotam práticas como rotação de culturas, cobertura vegetal, cultivo mínimo e compostagem para manter a estrutura do solo, melhorar sua fertilidade, vida e reduzir a erosão.

Bem-estar animal: Na agricultura em modo biológico, há uma preocupação com o bem-estar dos animais. Os animais são criados em condições adequadas, com acesso a áreas ao ar livre e alimentação orgânica.

Proibição de organismos geneticamente modificados (OGMs): A agricultura em modo biológico proíbe o uso de sementes geneticamente modificadas ou qualquer produto derivado de OGMs.

Os produtos agrícolas biológicos são certificados por órgãos de certificação independentes que verificam se as práticas utilizadas estão em conformidade com os padrões estabelecidos para a agricultura em modo biológico. Esses produtos são identificados com rótulos ou selos que garantem sua origem orgânica.

A agricultura em modo biológico tem ganhado popularidade devido aos seus benefícios ambientais e à crescente procura dos consumidores por alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Além de reduzir a exposição a produtos químicos, a agricultura em modo biológico promove a biodiversidade, protege os recursos naturais, melhora a qualidade do solo e contribui para a saúde do ecossistema como um todo.


Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Experiência dos alunos com a agricultura e do contacto com o solo

15.1. Link para a página da horta: